Pedro Almeida

Laboratório
Pólo
Nota Biográfica

Pedro Almeida (1997) nasceu em Lisboa e cresceu em Benavente, Portugal.
[2012-2015] Estudou Produção Artística (Cerâmica) na Escola Artística António Arroio.
[2015-2019] Fez o curso de Bateria Jazz na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas.
[2017-2020] É licenciado em Ciências Musicais na NOVA-FCSH.
Na licenciatura, fez um estágio em “Composição de Banda Sonora” no CESEM.
[2021-2023] Tirou o mestrado em Artes Musicais na NOVA-FCSH.
No mestrado realizou um estágio profissional na produtora de audiovisuais TOCA. Este estágio resultou na sua tese: “Ecologia Acústica e Poluição Sonora no Oceano: Aplicação na composição musical para o meio audiovisual”.
[2021-2022] Integrou o projeto internacional: Itinerant Musical Composition Classes (IMCC) que contou com duas residências artísticas em Bourges (França) e em Paris (França).
[2022] Ganhou uma Bolsa de Investigação no CESEM para o projeto “Grupos e Compositores Portugueses de Música Contemporânea: Preservação do Património Coletivo”. Neste projeto fez o restauro de ficheiros áudio provenientes da digitalização de gravações em fita magnética do arquivo da Fundação Calouste Gulbenkian. Este trabalho foi dedicado à recuperação de gravações de concertos ao vivo, realizados em Portugal, na década de 70, promovidos pela programadora Madalena Perdigão, contendo algumas das primeiras audições em Portugal de obras de compositores como Iánnis Xenákis.
É músico fundador de Ossos D’Ouvido, Zazu Lab e Koshi Blu. Para além destes, tem vindo a trabalhar com diversos projetos musicais, tais como: A Sul, Dela Marmy, Rita Onofre, Dela Marmy, Eunice Barbosa Quarteto, Rope Walkers, Inês Marques Lucas, entre outros.
Neste momento reside em Lisboa, é artista, músico, de compositor e professor bateria. Recentemente tornou-se colaborador do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) e membro do GIMC (Grupo de Investigação em Música Contemporânea) onde, em parceria com a NOVA-FCSH, trabalha no restauro e preservação do arquivo de gravações em fita magnética da Fundação Calouste Gulbenkian.