Luz e Sombra: Representações da Idade Média no Cinema | 2 a 30 de Dezembro 2022
A presença da Idade Média no nosso imaginário tem no cinema uma das suas maiores expressões. Esta relação remonta, aliás, ao alvorecer da criação da chamada sétima arte. Em 1900, Georges Méliès produziu, em França, o filme Jeanne d’Arc, focado na figura da mártir francesa medieval Joana d ́Arc. A primeira longa-metragem estreada em Itália, de 1911, intitulada Inferno, foi igualmente uma adaptação da primeira parte da Divina Comédia de Dante Alighieri. Do mesmo modo, ao longo dos séculos XX e XXI, a produção de filmes inspirados no período medieval tem sido uma constante. Este imenso repertório constitui, em si mesmo, um objeto cultural de incontestável valor e um extraordinário espelho do nosso tempo, da nossa própria época.
Além de antiga, esta temática é transversal aos diversos géneros cinematográficos (comédia, crime, drama, épico-histórico, ação, aventura, fantasia, animação), a várias indústrias cinematográficas e a realizadores com interesses muito diversos, que, numa ou em várias alturas das suas carreiras, se têm debruçado sobre a Idade Média. O cinema revela-se assim como um campo de criação artística incontornável para conhecer os usos e visões do passado medieval nos séculos XX e XXI. Este é o tema do presente ciclo, fruto de uma parceria entre a Cinemateca Portuguesa e o grupo de investigação interuniversitário “Using the Past. The Middle Ages in the Spotlight”, coordenado pela Prof. Alicia Miguélez (NOVA FCSH) e no qual participam ativa ou pontualmente investigadores/as de universidades nacionais e internacionais.
A iniciativa: filmes e atividades
A retrospetiva inclui a apresentação nas salas da Cinemateca Portuguesa de um total de vinte e três longas-metragens (incluindo três longas-metragens para público infantil e juvenil, estas últimas exibidas na Cinemateca Júnior). Uma delas, o filme The Secret of Kells (2009), terá também uma atividade associada, a decorrer no dia 17 de dezembro, nas instalações da Cinemateca Júnior: uma oficina para crianças organizada por especialistas em manuscritos medievais do Departamento de Conservação e Restauro e do LAQV / REQUIMTE – Laboratório Associado para a Química Verde (NOVA FCT). Nesta oficina recriar-se-á um scriptorium medieval e os participantes poderão reproduzir algumas das letras iniciais mais belas que podemos encontrar nos manuscritos medievais portugueses, bem como experimentar a caligrafia dos escribas.
O ciclo completa-se ainda com uma sessão especial de curtas-metragens da cinematografia portuguesa, que irá decorrer no dia 20 de dezembro, na presença de dois dos realizadores de filmes a exibir (João Pedro Rodrigues e Rita Azevedo Gomes). Com esta sessão, e ainda a exibição da longa-metragem Silvestre (João César Monteiro, 1981), pretende-se oferecer uma pequena mostra da riqueza, em termos estéticos e temáticos, da criação cinematográfica lusa, muito pouco explorada do ponto de vista do cine-medievalismo.
- MONTY PYTHON AND THE HOLY GRAIL – Monty Python e o Cálice Sagrado de Terry Gilliam, Terry Jones com Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Michael Palin.
- DIE NIBELUNGEN – Os Nibelungos 1a Parte: Siegfrieds Tod/A Morte de Siegfried de Fritz Lang com Paul Richter, Margarethe Schon, Hanna Ralph, Theodor Loos.
- DIE NIBELUNGEN – Os Nibelungos 2a Parte: Kriemhilds Rache/A Vingança de Kriemhild de Fritz Lang com Paul Richter, Margarethe Schon, Hanna Ralph, Theodor Loos.
- LA PASSION DE JEANNE D’ARC – A Paixão de Joana d’Arc de Carl Th. Dreyer com Renée Falconei, Antonin Artaud, Michel Simon.
- JIGOKUMON – Amores de Samurai de Teinosuke Kinugasa com Kazuo Hasegawa, Machiko Kyo, Isao Iamagata, Yataro Kurosawa.
- VIIMNE RELIIKVIA – “A Última Relíquia” de Grigori Kromanov com Aleksandr Goloborodko, Igrida Andrina, Elza Radzina.
- EL CID – El Cid de Anthony Mann com Charlton Heston, Sophia Loren, Raf Vallone, Genevieve Page, John Fraser, Herbert Lom.
- MARKETA LAZAROVÁ de Frantisek Vlácil com Josef Kemr, Magda Vásáryová, Nada Hejna.
- KRZYZACY – Os Cavaleiros Teutónicos de Aleksander Ford com Urszula Modrzynska, Grazyna Staniszewska, Andrzej Szalawski.
- EL NASSER SALAH EL DINE – Saladino de Youssef Chahine com Ahmed Mazhar, Nadia Lofti, Salah Zulficar.
- SHI MIAN MAI FU – O Segredo dos Punhais Voadores de Zhang Yimou com Zhang Ziyi, Takeshi Kaneshiro, Andy Lau.
- JUANA LA LOCA – Juana, a Louca de Vicente Aranda com Pilar Lopez de Ayala, Daniele Liotti, Manuela Arcuri, Eloy Azurín, Rosana Pastor.
- RETORNO A AZTLÁN – Retorno a Aztlán de Juan Mora Catlett com Rodrigo Puebla, Rafael Cortes, Amado Zumaya.
- THE MESSAGE – Maomé – O Mensageiro de Deus de Moustapha Akkad com Anthony Quinn, Irene Papas, Michael Ansara.
- SILVESTRE de João César Monteiro com Maria de Medeiros, Luis Miguel Cintra, Teresa Madruga, Jorge Silva Melo, João Guedes.
- O CORTEJO DO MUNDO PORTUGUÊS de F. Carneiro Mendes Portugal, 1940
- A CONQUISTA DE FARO de Rita Azevedo Gomes com Rita Durão, Anísio Franco, João Reis, Leonor Baldaque, Marie Carré, João Pedro Bénard, Manuel Cintra Ferreira.
- O CONQUISTADOR CONQUISTADO de Manoel de Oliveira com Ricardo Trêpa, Marco Ferreira, Kristine Strautane.
- O CORPO DE AFONSO de João Pedro Rodrigues com Martin Andres Torres, Carlos Blanco Sanjurjo, Xelo Cagiao.
- DOXOBUS de Fotos Lambrinos com Tasos Palatzidis, Stelios Kapatos, Varvara Mavromati.
- MIRCEA de Sergiu Nicolaescu com Sergiu Nicolaescu, Serban Ionescu, Adrian Pintea.
- RUZ-E VAGH’E – “O Dia Fatídico” de Shahram Assadi com Ali Reza Shoja’noori, Laden Mostofi, Jamshid Mashayekhi.
- YEELEN – A Luz de Souleymane Cissé com Issiaka Kane, Aoua Sangare, Niamanto Sanogo.
- THE JUNIPER TREE de Nietzchka Keene com Björk, Bryndis Petra Bragadóttir, Valdimar Örn Flygenring.
- THE ADVENTURES OF ROBIN HOOD – As Aventuras de Robin dos Bosques de Michael Curtiz, William Keighley.
- MONONOKE-HIME – A Princesa Mononoke de Hayao Miyazaki com Yoji Matsuda, Yuriko Ishida, Yuko Tanaka (vozes).
- THE SECRET OF KELLS – Brendan e o Mundo de Kells de Tomm Moor, Nora Twomeye.