“A música e a ideia de património” – Conferência por Paulo Ferreira de Castro

Maio 19 @ 18:00 - 19:30 WEST

19 de Maio às 18h00

Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, Évora

Apresentação e comentário: Ana Telles Béreau (CESEM – Universidade de Évora / IN2PAST)

As problemáticas da patrimonialização da música não têm recebido uma atenção particular, de um ponto de vista histórico-conceptual, ainda que o desenvolvimento da musicologia se encontre intimamente relacionado com a definição de património e com a assunção da música como parte integrante desse património, muitas vezes em correlação com a difusão de ideais identitários ou nacionalistas, ou com a construção de uma ideia de “tradição”. Num momento em que as questões culturais tendem a reclamar cada vez maior relevo, pretende-se promover uma reflexão sobre a complexidade teórica, histórica, social, antropológica e política do conceito de património, bem como das múltiplas implicações dos processos de patrimonialização na produção, preservação, difusão, (re-)significação e valorização das diferentes práticas musicais.

Esta conferência integra o calendário do Ciclo Doutoral de Conversas do IN2PAST, a programação do Festival Imaterial 2024, que decorre em Évora de 17 a 25 de maio, e a agenda de atividades da primeira escola doutoral do IN2PAST, o In2Future Boot Camp, que se realiza também em Évora, entre 18 e 24 de maio, com a parceria de Évora 27 – Capital Europeia da Cultura e o apoio do programa doutoral HERITAS – Estudos de Património e da Universidade de Évora.

Mais informação aqui

Data: