Call for Papers – IV Congresso Internacional Repensar as Paisagens Sonoras: Comunidades, Património e Tradições + 4.º Encontro do Comité Nacional do ICTMD- Portugal

Congresso Internacional Paisagens Sonoras: Tradições, Comunidades e Património, que coincide com o 4.º Encontro do Comité Nacional do ICTMD – Portugal, é organizado pelo Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical (CESEM) – Pólo de Évora/ Departamento de Música da Escola de Artes da Universidade de Évora, no âmbito do Laboratório Associado IN2PAST, contando com o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) como instituição parceira.

Este evento terá lugar na Universidade de Évora nos dias 27 a 29 de Novembro.

Convidamos a comunidade académica a submeter as suas propostas de participação (comunicação/painel), inseridas nas temáticas a abordar no congresso, partindo do estudo das Paisagens Sonoras:

1. Enquadramentos conceptuais e metodológicos
  2. Práticas expressivas locais, comunidades e tradições
  3. Som, património e paisagens sonoras históricas
  4. Processos de turistificação e patrimonialização
  5. Estratégias de sustentabilidade e ecologia
  6. Mapeamentos e práticas de arquivo
  7. Outras propostas e abordagens

Prazo para submissão de resumos: 30 de Julho de 2024

Endereço para submissão de resumos: evorasoundscapes@gmail.com

Website: https://www.icsoundscapes.uevora.pt/