(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Bruno Pereira

Grupo de Investigação
Pólo
Nota Biográfica

Licenciado em Canto pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto (ESMAE) integrou o Vlaamse Opera Studio (Bélgica), na temporada de 2009/2010, e o Estúdio de Ópera do Teatro Nacional de São Carlos, na temporada de 2011. Estudou com a Prof. Fernanda Correia e Prof. Oliveira Lopes e realizou master classes de canto com A. Salgado, H. Zadek, L. Sarti, M. Zampieri, P. MacMahon, L. Siew-Tuan e Sue McCulloch, com quem trabalhou vários anos no Reino-Unido.

Cantou sob a direção de maestros como Niksa Bareza, J.L. Borges Coelho, M. Tardue, P. Herreweghe, Y. Nézet-Séguin, F. Rathé, I. Maylemans e outros com agrupamentos como a Orquestra do Norte, Filarmonia das Beiras, Orquestra  do Algarve, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Grupo de Câmara do Porto, Spectra Ensemble, Clepsidra, Casco Phil, Collegium Vocale, hr Sinfonieorchester Frankfurt, Orquestra Sinfónica de Roterdão, Orchestre des Champs-Elysées, Arte mínima, entre outros. Depois de mais de uma década de intensa atividade no domínio da ópera e do canto lírico tem vindo a desenvolver uma atividade regular na área da performance contemporânea com a criação e apresentação de várias obras experimentais em colaborações com artistas como Girilal Baars, Dimitris Andrikopoulos, Horácio Tomé-Marques, Rui Penha, Rodrigo Malvar, António Aguiar, Telmo Marques, Oyvind Brandstegg, Mário Azevedo, Fernando José Pereira, Helena Marinho, Luis Bittencourt, Theodore Parker, Mantautas Krukauskas entre outros. Cofundou os agrupamentos de música improvisada experimental T3+1, NERD-C e MiLA. Nestes diversos contextos, que caracterizam o seu percurso, apresentou-se em Portugal, Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Holanda, República Checa, Eslovénia, Rússia, Brasil, Bósnia, Argentina e Turquia.

É ainda licenciado em Produção e Tecnologias da Música e pós-graduado em ópera e Gestão cultural. Doutorado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto é investigador integrado e membro do Conselho Científico do i2ADS onde investiga em torno da voz enquanto dispositivo de interação estética nas práticas performativas contemporâneas. É investigador colaborador do CESEM. É docente na ESMAE P.PORTO e coordenador do Mestrado em Artes e Tecnologias do Som.