André Ferreira

André Fernandes Ferreira

Grupo de Investigação
Nota Biográfica

Iniciou os seus estudos de órgão com António Esteireiro no Instituto Gregoriano de Lisboa, continuando posteriormente com Jos van der Kooy no Conservatório de Haia.

É licenciado em Órgão pelo Conservatório de Amesterdão, onde estudou com Jacques van Oortmerssen, tendo igualmente a oportunidade de trabalhar com Pieter van Dijk.

Concluiu os mestrados em performance e em ensino de música da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), sob a orientação de João Vaz.

Frequenta o mestrado em Oboé Barroco, com Pedro Castro, na ESML. Como solista ou integrado em diversos agrupamentos musicais já efetuou recitais em Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Inglaterra e Nova Zelândia.

Fundou juntamente com Maria Bayley e Teresa Duarte o Ensemble 258, com quem igualmente organizou e produziu o ciclo de música antiga “7 Colinas / 7 Cantatas” em Lisboa.

Colabora como organista, em Lisboa, com a Paróquia de S. Tomás de Aquino e com a Paróquia de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos. Pertence ao Ensemble S. Tomás de Aquino, dirigido por João Andrade Nunes.

É licenciado em Matemática Aplicada e Computação pelo Instituto Superior Técnico.

É actualmente doutorando em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, sob orientação de Rui Vieira Nery e João Vaz, investigando sobre o 6 órgãos da Basílica de Mafra. É bolseiro FCT.

Referência da Bolsa / Contracto
2022.13687.BD