Pedro Castro

Pedro Lopes e Castro

Grupo de Investigação
Nota Biográfica

Pedro Castro nasceu em 1977 no Porto. Diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Pedro Couto Soares e pelo Conservatório Real de Haia na Holanda sob a orientação de Sébastien Marq (flauta) e Ku Ebbinge (oboé barroco). No âmbito do mestrado em artes musicais na Universidade Nova de Lisboa realizou a tese “Serenata L’Angelica – um estudo performativo”.

A sua actividade artística inclui várias orquestras e agrupamentos de instrumentos históricos nos principais centros artísticos europeus, tais como Al Ayre Español, Les Talens Lyriques e Le Cercle d’Harmonie, Balthazar Neumann Ensemble, OH!, Vox Luminis, Orquestra. Em Outubro de 2010 dirigiu a estreia moderna da Serenata “L’Angelica” de João de Sousa Carvalho. Em 2012 dirigiu a Opera “Paride ed Elena” de Gluck no âmbito de um projecto do estúdio de ópera da ESML.

Como solista apresentou-se com o Ludovice Ensemble, Orquestra Capela Real, Orquestra Divino Sospiro e Orquestra Barroca da Casa da Música com concertos para oboé e flauta de bisel de Vivaldi, Telemann, Marcello e J.S. Bach. No oboé clássico e com o Quarteto Arabesco apresentou-se com o quarteto de Mozart, ícone do repertório virtuosístico do classicismo. Colabora também com os Sete Lágrimas com o qual realizou várias gravações premiadas e tournees pela europa.

É coordenador artístico do Concerto Campestre. É doutorado pela Universidade de Aveiro onde realizou uma dissertação sobre a tradição das serenatas de corte em Lisboa no tempo de D. Maria I (1777-1800). Em 2016 é lançado pela editora Naxos a primeira gravação moderna da serenata “L’Angelica” de Sousa Carvalho de quem é maestro e produtor.

Ensina flauta de bisel, oboés históricos e musica de câmara na ESML.