NCMM – Nova Contemporary Music Meeting I Propostas até 31 de Outubro

A 4ª edição do NCMM acolhe propostas que incidam sobre o tema abrangente da Memória Musical Actual e seus aspectos relacionados. A memória é um elemento fundamental nos processos de criação, execução, recepção e estudo da música. À medida que a cena musical evolui, os processos de rememoração e envolvimento entre a música do passado e do presente é cada vez mais significativo.

O estudo da memória da música de hoje implica o recurso a uma grande variedade de contextos e disciplinas, por exemplo música ao vivo, gravações, partituras, arquivos digitais, memórias pessoais e histórias colectivas.

Assim, esta conferência centra-se tanto no estudo do arquivo e na preservação de obras e espectáculos musicais contemporâneos, como nos desafios e inovações inerentes às práticas de arquivo digital e físico. Mas também em como compositores e intérpretes se envolvem na manutenção da memória dos seus processos criativos, ou de que forma  a lembrança musical é incorporada na criação das obras contemporâneas.

É importante perceber também como as tecnologias influenciam a memória que temos da música, que impacto têm os serviços de streaming, as redes sociais e outras plataformas digitais na memória musical. Os hábitos de escuta, as listas de reprodução e as sugestões de conteúdos baseadas em algoritmos, são áreas de interesse. A globalização e a sua influência na memória  colectiva e individual da música, bem como as implicações para a identidade e diversidade culturais, assim como o papel da educação são aspectos que consideramos relevantes. Encorajamos estudos comparativos entre práticas históricas e contemporâneas e estudos no âmbito da percepção e da cognição musicais.

Anunciamos ainda o primeiro concurso para selecção das três melhores propostas feitas por alunos de doutoramento.

Todos os detalhes podem ser encontrados na página da conferência.