Mestrado
Colaborador/a
ESML-IPL
Yi Huang é percussionista, investigadora e educadora, desenvolvendo uma prática artística e académica centrada na música contemporânea, na investigação interdisciplinar e na colaboração artística. É atualmente doutoranda no segundo ano do programa de Artes Performativas e Imagem em Movimento da Universidade de Lisboa, onde exerce também funções como Embaixadora de Estudantes Internacionais. Integra ainda o Comité Internacional de Especialistas da Associação Nacional Belga de Música e Artes e é membro do Clamat Percussion Ensemble, participando ativamente em projetos de música contemporânea e performances colaborativas.
Entre 2017 e 2021, foi Percussionista Principal da Blue Shield Symphony Orchestra da South China Normal University, onde estudou percussão sob orientação de Yao Chen, percussionista da Orquestra Sinfónica de Guangzhou. Durante este período, participou em digressões orquestrais e apresentações internacionais, incluindo concertos realizados na Coreia do Sul.
Em 2021, ingressou na Hochschule für Künste Bremen (Alemanha), onde estudou com Olaf Tzschoppe, André Kollikowski (ex-percussionista da Orquestra Filarmónica de Berlim) e Jesper Tjærby Korneliusen (percussionista principal da Filarmónica de Hamburgo). Na Alemanha, integrou o Bremen Percussion Ensemble, dirigido por Prof. Tzschoppe, participando em várias estreias mundiais e digressões de concertos em diferentes cidades alemãs. Colaborou estreitamente com compositores e intérpretes da Alemanha, Dinamarca, Países Baixos e Grécia, bem como em projetos de música de câmara e orquestral contemporânea sob a direção do maestro René Gulikers.
Atualmente, estuda com o Prof. Carlos Marecos, Diretor da Escola Superior de Música de Lisboa. A sua investigação de doutoramento centra-se na performance percussiva multissensorial baseada em feedback fisiológico, explorando as relações entre perceção incorporada, media tecnológicos e expressão audiovisual em tempo real. Yi Huang apresentou-se amplamente na China e em contextos internacionais, incluindo Lisboa, Berlim, Bremen, Hamburgo, Graz e Seul, adquirindo sólida experiência em ambientes artísticos e académicos internacionais.
