- Este evento já decorreu.
RESONANCE: Grupo de Leitura & Seminário

O Grupo de Leitura RESONANCE é um encontro mensal que reúne membros da comunidade académica, colegas, amigos e entusiastas da história cultural contemporânea para reflectir e discutir um texto ou livro fundamental. Faz parte do projecto RESONANCE: Epistemologias da Documentação de Formas de Afecto e Devir nas Manifestações Culturais em Performance (1969-1979).
A sexta sessão (12h00) centra-se no sétimo capítulo do livro Images of Class: Operaismo, Autonomia and the Visual Arts (1962-1988). O capítulo “Art against Housework: The Gruppo Immagine and the Wages for Housework Campaign” reúne discussões sobre a reprodução social em relação às redes informais de solidariedade nas ecologias da prática artística feminista da década de 1970. Trata-se de um texto fundamental para explorar as dinâmicas infraestruturais destes movimentos, através de uma leitura atenta da produção artística no cerne dos movimentos do Operaismo e da Autonomia. Este grupo de leitura será liderado por Hélia Marçal (IHA, FCSH-UNL) e contará com a participação do autor Jacopo Galimberti.
Pode inscrever-se enviando um e-mail para resonance.fcsh.unl@gmail.com, de modo a receber uma cópia em PDF do capítulo.
Ainda no âmbito do projecto RESONANCE, Jacopo Galimberti irá apresentar um seminário sobre a sua investigação mais recente no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa), às 18h00. A sessão intitulada “Hopeful Monsters: Operaismo, Autonomia, and the Reconfiguration of Revolutionary Subjectivity” procura traçar a representação da subjectividade revolucionária, centrando-se na figura do monstro tal como foi retratada em Itália nas décadas de 1960 e 1970. Galimberti irá explorar estes «monstros esperançosos» como um reflexo visual das taxonomias políticas do século XX, traçando, nesse processo, as características de uma subjectividade revolucionária. A palestra será proferida em inglês.