Levantamento Digital de Património Musical Manuscrito (antes de 1600)
Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (POCTI/EAT/46895/2002) , 2005-2008. EQUIPA: Manuel Pedro Ferreira, Diogo Alte Veiga. PARCERIA INSTITUCIONAL: Centro de Investigacíon de Música Religiosa Española, Colégio de los Augustines, Santiago de Compostela.
Resumo
Contrariamente à generalidade dos países europeus, em Portugal está por realizar um levantamento exaustivo do património musical manuscrito, sendo esta falha especialmente grave no que respeita à época mais antiga, ou seja, até 1600. Os documentos estão dispersos, muitos deles por catalogar ou ainda a servir de capa a encadernações, sendo difícil a sua consulta, em especial nos arquivos mais pequenos e fora de centros como Porto e Lisboa.
O projecto científico “Levantamento digital do património musical manuscrito (antes de 1600)”, iniciativa do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, propõe-se fazer uma inventariação e reprodução digital dos manuscritos com música existentes nos museus, arquivos distritais, municipais e eclesiásticos e outros locais fora da área de Lisboa e do Porto, incluindo mesmo algumas cidades da raia espanhola, ligadas à história de Portugal, tais como Tuy, Ciudad Rodrigo e Olivença.
Objectivos do projecto
O objectivo primaz é lançar as bases de uma biblioteca digital de manuscritos musicais antigos, consultável pela comunidade científica.
Neste sentido, tem-se desenvolvido uma campanha fotográfica acompanhada pela elaboração de fichas descritivas dos manuscritos, adaptadas, por um lado, às normas documentais vigentes e ao objecto específico e, por outro, aos meios electrónicos actuais.
Até ao momento, foram digitalizados integralmente, com respectiva inventariação, 170 códices e cerca de 1080 fragmentos.
O inegável valor de um projecto como aquele que aqui se apresenta justifica-se por razões diversas:
a) Antes de mais, pelo conhecimento do património musical, não só por parte das comunidades científicas nacionais e estrangeiras, como pelos próprios Arquivos, muitas vezes depositários de documentos cujo valor e conteúdo desconhecem.
b) Por outro lado, a valorização do património que daqui advém poderá estimular os Arquivos a procurarem novas formas, mais adequadas, de conservação daquele.
c) Por último, os estudos que a partir daqui se desenvolverem poderão lançar novas luzes sobre a história musical e litúrgica, tanto a nível nacional como europeu.
Equipa de investigação
Coordenador e responsável: Manuel Pedro Ferreira
E-mail: mpferreira@fcsh.unl.pt
Assistente de investigação: Diogo Alte da Veiga
Digitalização e inventariação de manuscritos
Alguns exemplos de manuscritos digitalizados e respectivas fichas descritivas (modelo provisório):
Exemplo de códice:
Arouca
Museu de Arte Sacra do Mosteiro de Arouca
Cota: MS 22 (olim 3* vel C)
Origem:
Proveniência:
Datação: século XIII in
Tipologia: Antifonário do Ofício
Conteúdo: Temporal; Ofício de Santa Ana nos primeiros sete fólios; Começa depois no Advento e termina no Tempo Comum
Número de fólios: [2] + 156 + [1]
Foliação: numeração árabe posterior a lápis
Dimensões médias dos fólios: 275mm x 395mm
Mancha de tinta: 195mm x 300mm
Estado do documento: legível; com alguns rasgões pontualmente remendados, ou por pequenos fragmentos, ou mesmo cosidos com linha; manchado pelo uso; um pouco enrugado
Material do suporte: pergaminho
Número de linhas de texto: 10 nos primeiros sete fólios; 12 nos restantes
Tipo de escrita: notação quadrada sobre tetragrama a vermelho com custos de haste ascendente; letra gótica com iniciais a preto, a preto com decorações a amarelo ou ainda a vermelho ou azul com decorações nas cores opostas; algumas iniciais têm decorações antropomórficas
Observações: os primeiros sete fólios, correspondentes ao Ofício de Santa Ana, são já do século XV
Referências bibliográficas: Catálogo de Manuscritos e Incunábulos. Biblioteca do Museu de Arte Sacra de Arouca (1993). Universidade de Aveiro: Serviços de documentação; Ferreira, Manuel Pedro (1995). “Da Música na História de Portugal”. Revista Portuguesa de Musicologia , 4-5 (1994-95). pp. 167-216; Gonçalves, A. Nogueira (1991). “Livros Litúrgicos”. In Inventário Artístico de Portugal – Distrito de Aveiro, Zona de Nordeste. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Artes. pp. 59-62; Hughes, Andrew (1975). “Medieval Liturgical Books at Arouca, Braga, Évora, Lisbon, and Porto: some provisional inventories”. Traditio , 31. New York: Fordham University Press. pp. 369-84; Inventário do património cultural: códices iluminados – até 1500 (2002). Coord. Isabel Vilares Cepeda. Lisboa: Biblioteca Nacional; Leclerq, Jean (1950). “Les manuscrits cisterciens du Portugal”. Analecta sacri Ordinis Cisterciensis , 6. pp. 131-39.
Exemplo de fragmento:
Braga
Arquivo Municipal de Braga
Cota : Nº2 Códices
Origem :
Proveniência :
Datação : século XII
Tipologia : bifólio; fragmento de Missal
Conteúdo:
Fólio A ( xxxij):
Ofertório: Precatus est moyses
Comunhão: Qui manducat
[ feria tertia ]
Intróito: Ego autem cum iustitia
Responsório-gradual: Ad dominum ; Versículo: Domine libera
Ofertório: Domine in auxilium
Fólio B:
Ofertório: Iustitie domini recte
Comunhão: Passer invenit
Intróito: In deo laudabo
Responsório-gradual: Deus vitam meam ; Versículo: Miserere
Foliação : fólio xxxij
Dimensões do fragmento :
F ólio A: cerca de 235mm x cerca de 365mm
F ólio B: cerca de 200mm x cerca de 365mm
Mancha de tinta :
Fólio A — rosto: coluna interior: cerca de 80mm x cerca de 285mm
coluna exterior: cerca de 90mm x cerca de 285mm
verso: a duas colunas de cerca de 85mm x cerca de 285mm
Fólio B — a duas colunas de 80mm x cerca de 295mm
Estado do documento : legível; algumas manchas de humidade e de utilização; dobrado nas margens inferiores e superiores, indicando anterior utilização como capa de livro; o canto inferior exterior do fólio A está obliterado; rasgado na zona superior da dobra central; bastante rasgado na zona superior da margem exterior do fólio B, obliterando parte do conteúdo; corte vertical ao longo de toda a margem exterior deste mesmo fólio obliterando ligeiríssima parte do conteúdo
Material do suporte : pergaminho
Número de linhas de texto : 35, sendo que na coluna direita do verso do fólio A e na coluna esquerda do rosto do fólio B são 36
Escrita : notação aquitana sobre uma linha a vermelho; letra de transição a castanho; iniciais a vermelho ou verde, por vezes com decorações nas mesmas cores
Observações:
Referências bibliográficas:
Publicações no âmbito do projecto
Manuel Pedro Ferreira, “Notation and Psalmody: a Southwestern Connection?”, in Cantus planus. Papers Read at the 12th Meeting of the IMS Study Group (2004), Budapest: Hungarian Academy of Sciences, 2006, pp. 621-39.
Manuel Pedro Ferreira, “Cluny at Fynystere: One Use, Three Fragments”, in Terence Bailey & László Dobszay (eds.), Studies in Medieval Chant and Liturgy in Honour of David Hiley , Ottawa – Budapest: The Institute of Mediaeval Music / Hungarian Academy of Sciences (Institute for Musicology), 2007, pp. 179-228.
Manuel Pedro Ferreira, “Uma questão de ritmo”, in F. Monteiro & A. Martingo (coord.), Interpretação Musical – Teoria e Prática . Lisboa: Colibri, 2007, pp. 219-46.
Manuel Pedro Ferreira, “A conjunção de música e poesia na Península Ibérica, da Idade Média ao Renascimento” in Concerto das Artes , Porto: Campo das Letras, 2007, pp. 421-45.
Manuel Pedro Ferreira, “O Templo, o Tempo e o Som: sobre a expressão musical da liturgia latina (período medieval)”, in Medievalista online , ano 3, nº 3 <www.fcsh.unl.pt/iem/medievalista>
Actividades do Projecto
Organização de reuniões científicas internacionais
Simpósio Internacional “A Música nos mosteiros e catedrais: novas pesquisas”, FCSH-UNL, 15.06.2007, com a participação de Manuel Pedro Ferreira (CESEM/FCSH-UNL), Diogo Alte da Veiga (CESEM/FCSH-UNL), Olivier Cullin (CESCM – Poitiers) e Susan Boynton (Universidade de Columbia, Nova Iorque).
Conferência e Workshop internacionais sobre digitalização e catalogação de manuscritos musicais, FCSH-UNL, 17-18.01.2008, com a participação de Roman Hankeln (The Norwegian University of Science and Technology, Trondheim), Olivier Cullin (CESCM, Poitiers), Manuel Pedro Ferreira (CESEM/FCSH-UNL), João Pedro d’Alvarenga (Universidade de Évora), Bernadette Nelson (CESEM/FCSH-UNL), entre outros.
Apresentação de comunicações em encontros científicos internacionais
Manuel Pedro Ferreira, Simposio Internacional “Las relaciones musicales entre España y Francia, desde la Edad Media hasta nuestros días” (Granada, 26-30/6/2007): “Moissac en Iberia”
Manuel Pedro Ferreira, Seminário internacional “Imagem, Memória e Poder” (Lisboa, 15-16/11/2007): “Manuscritos com notação musical: formação de uma biblioteca digital no CESEM”
Comunicações em encontros / colóquios nacionais
Manuel Pedro Ferreira, «A sedução espiritual da música antiga», in XXVIII Semana de Estudos Teológicos — Novas procuras de Deus: Trajectórias e contextos (12-16 Fev. 2007)
Conferências / Palestras fora do país
Participação na mesa-redonda: “Nouvelles problématiques historiographiques liées aux réseaux clunisiens”, integrada no ciclo Les Diagonales d’automne (Moissac, França, 5-7 Out. 2007), com uma intervenção sobre “Liturgie clunisienne, Moissac et Braga: le rôle de St. Géraud”.
Formação avançada
Preparação da tese de mestrado do assistente de investigação Diogo Alte da Veiga, subordinada ao tema O Alleluia na monodia litúrgica em Portugal antes de 1600: comparações melódicas .