Madalena Soveral

Linhas temáticas
Pólo
Nota Biográfica

Professora Coordenadora da Escola Superior de Música e Arte do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, Madalena Soveral tem dirigido a sua carreira artística para o repertório do século XX, trabalhando com vários  compositores e intérpretes, como o compositor Giacinto Scelsi e o grupo ‘Les Percussions de Strasbourg”. Apresenta-se regularmente em recitais a solo, com orquestra, bem como várias músicas de câmara na Europa, Ásia, Médio Oriente e América do Sul. Actuou nas mais prestigiadas salas nacionais e estrangeiras, tais como nos festivais de música de Nápoles, Santiago de Compostela, Sceaux, Festival de Montpellier (Rádio France), Mantova (Itália), The UNESCO Twentieth Century Music Festival (Paris), Clerkenwell Festival (Londres), Festival Música Nova (Brasil), 1º Festival de Música Contemporânea de Lisboa (TNSC), Flânneries Musicales de Reims, Encontros de Música Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como na Accademia Nazionale di Santa Cecília di Roma, no Theatre du Rond-Point e Salle Gaveau (Paris), no Centre Royal Gaulois Artistique et Literaire de Bruxelas, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Museu de Arte Contemporânea de S. Paulo.Gravou mais de uma dúzia de álbuns e gravações, incluindo as obras completas para piano de Schoenberg e Emmanuel Nunes. Em 2005 concluiu o Doutoramento em Música na Universidade de Paris 8. A sua dissertação de doutoramento foi publicada pela Presse Académiques Francophones (Sarrebrucken, Alemanha). Investigadora do CESEM, Madalena Soveral tem artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Editou vários livros sobre piano contemporâneo e performance analysis para as editoras Cambridge Scholars Publishing e Libreria Musicale Italiana.