Ernesto Donoso

Ernesto Donoso Collado

Grupo de Investigação
Pólo
Nota Biográfica

Compositor (Curso Superior de Composição pelo Conservatório Superior de Música “Manuel Castillo” de Sevilha), cursou mestrados nas áreas da pedagogia musical e da música hispana, e doutorou-se em Ciências Musicais pela Universidade NOVA de Lisboa, onde também é docente.

Frequentou cursos lecionados pelos compositores Luis de Pablo, Horacio Vaggione, Juan Luis Pérez ou José Manuel López López, entre outros. Foi premiado em 2014 com o terceiro prémio no “I Concurso Internacional de Composição GMCL/Jorge Peixinho”, na categoria de Música de Câmara. A sua música tem sido interpretada tanto em Portugal como em Espanha.

Os seus interesses de investigação orbitam em torno de uma musicologia da composição musical, com especial foco no estudo dos processos criativos e na epistemologia da poiesis musical, assim como nas conexões que esta musicologia possa estabelecer com outras disciplinas, tais como a estética, a filosofia, a acústica ou as ciências cognitivas. A sua produção científica tem-se centrado essencialmente na música de Luis de Pablo e de Marc-André Dalbavie.

Foi docente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, e participou em iniciativas de inclusão social através da música ligadas ao programa PARTIS (Práticas Artísticas para a Inclusão Social) da Fundação Calouste Gulbenkian.