Paulo Esteireiro

Grupo de Investigação
Linhas temáticas

Paulo Esteireiro (1975) é musicólogo e músico multi-instrumentista. É Diretor de Serviços de Investigação, Comunicação, Edições e Formação no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira e investigador integrado do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (UNL/FCSH). É licenciado, mestre e doutorado em Ciências Musicais pela Universidade NOVA de Lisboa, tendo obtido nos estudos de mestrado e doutoramento a classificação máxima por unanimidade do júri. Entre as suas publicações destacam-se História da Música na Madeira, As Artes Performativas no Funchal, Democratização na Educação Artística, Estudos sobre Educação e Cultura, Uma História Social do Piano, Músicos Interpretam Camões, 50 Histórias de Músicos na Madeira, Regionalização do Currículo de Educação Musical e três livros de composições para Braguinha. É coordenador da Coleção Madeira Música – série editorial que publicou onze CD-ROM com gravações de obras musicais históricas madeirenses –, da coleção Contributos e Ideias para a Educação Artística e do projeto editorial de partituras históricas Antologia da Música na Madeira. Foi autor e coordenador da série documental Músicos Madeirenses para a RTP-Madeira (12 documentários). Tem um conjunto alargado de artigos e capítulos de livros em publicações científicas nacionais e internacionais na área da musicologia e da pedagogia. Realiza regularmente comunicações e conferências em congressos especializados de artes e educação (Portugal, Espanha, Itália, Escócia, Áustria, Estónia, Polónia, Suécia e Brasil). Foi docente convidado da Escola Superior de Educação de Setúbal (2008-2012), assistente do 1.º triénio da Escola Superior de Educação de Bragança (2002 e 2005) e professor adjunto convidado do Instituto Superior de Ciências Educativas (2008- 2014).