António Rocha

Grupo de Investigação
Laboratório
Nota Biográfica

Professor de Música/Educação Musical e Coordenador do Departamento de Educação Artística, Física e Especial no Agrupamento de Escolas da Caparica/Ministério da Educação. Licenciado em Ensino, variante de Educação Musical, e Mestre em Ciências Musicais, ramo de Psicologia e Pedagogia Musical. Coautor (com Manuela Encarnação, Carlos Batalha, Ana Venade) das Aprendizagens Essenciais de Música e Educação Musical para o Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos), documento de orientação curricular do Ministério da Educação. Autor da secção de Música das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, do Ministério da Educação. Entre setembro de 2012 a agosto de 2015 e entre setembro de 2016 e agosto de 2017, professor requisitado, responsável pela área da Música, na equipa de Educação Artística, Direção-Geral da Educação, Ministério da Educação. Entre setembro de 2007 e agosto de 2011, esteve equiparado a bolseiro, pelo Ministério da Educação, no LAMCI/CESEM – Universidade Nova de Lisboa, onde desenvolveu investigação, sob orientação da Professora Doutora Helena Rodrigues, sobre o desenvolvimento das respostas vocais de bebés/crianças, entre os 12 e os 24 meses, face a estímulos cantados e falados. Entre 1999 e 2011, realizou sessões de orientação musical para bebés e crianças pequenas no Musicentro/Salesianos de Lisboa (equipa coordenada por Victor Gaspar), na Academia de Amadores de Música (fundador e coordenador do projeto de “música para bebés”, desta instituição, entre 2001 a 2004) e no “Ousar Crescer” (com João Reigado). Formador, na área da Música, acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, desenvolveu ações de curta duração, cursos e oficinas no AlmadaForma/CFEC de Almada, no Centro de Formação da DGE, no CFAE de Bragança Norte, no CFAE Ordem de Santiago,  entre outros. Autor e intérprete de espetáculos de teatro-musical para bebés e crianças pequenas. Membro dos corpos sociais e consultor musical do Teatro Extremo.