Marco Brescia

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Pólo

Marco Brescia é investigador integrado do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade NOVA de Lisboa, onde é coordenador do grupo de investigação Música no Período Moderno. Concluiu os estudos conjuntos de doutoramento em Musicologia nas Universidades Sorbonne – Paris IV e NOVA de Lisboa, obtendo a menção máxima, très honorable à l’unanimité. Brescia também possui um mestrado em Interpretação da Música Antiga / Órgão Histórico pela Escola Superior de Música de Catalunya / Universitat Autònoma de Barcelona, com obtenção da prestigiante matrícula de honor, para além de um mestrado em História da Arte pela Universidade Sorbonne – Paris IV e de uma graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem apresentado os seus trabalhos nos mais prestigiados encontros científicos promovidos pela IMS, SEdeM, SPIM, Biennial International Conference on Baroque Music, de entre outros, e publicado em diversas revistas indexadas com revisão por pares. Como pianista, organista, clavicordista ou cravista, tem atuado regularmente nas mais reputadas salas e festivais internacionais de música na Europa, América Central e do Sul. O seu álbum “Zipoli em Diamantina: obras completas para órgão” (Paraty/Pias – Harmonia Mundi, 2020) foi aclamado internacionalmente por revistas musicais especializadas como Diapason, ResMusica, Early Music, Scherzo, Journal für die Orgel, Orgelnieuws, Rondo, tendo sendo transmitido pela Bayerischer Rundfunk.