Manuela Morilleau de Oliveira
Membro integrado não Doutorado
NOVA FCSH
Manuela Morilleau de Oliveira nasceu em Châtellerault (França, 1977) e iniciou os seus estudos musicais em música antiga aos 7 anos de idade. Concluiu o CFEM em música de câmara especializada (ENMD d’Angoulême, 1997) e em música antiga (CNR de Tours, 1998), ao mesmo tempo que iniciou um DEM em viola da gamba, concluído em 2002. Para além da actividade enquanto músico prático, em França e em Portugal, em música renascentista, barroca e contemporânea, leccionou Formação Musical, História da Música e Acústica entre 2000 e 2009. Obteve o DEUG em Ciências Musicais (1998) na UFR Ciências Humanas – Poitiers (França), a Licenciatura em Ciências Musicais na FCSH-UNL (2006), e o Mestrado em Ciências Musicais (2012), variante de Musicologia Histórica, na mesma universidade, com uma tese intitulada As mulheres da família real portuguesa e a música: estudo preliminar de 1640 a 1754. No âmbito do CESEM | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (FCSH-UNL) foi entre Maio de 2010 e Outubro de 2012 bolseira de investigação do projecto “Marcos Portugal: a obra e sua disseminação”, financiado pela FCT, no qual desenvolveu um trabalho de edição crítica em torno das peças e motivos compostos por Marcos Portugal para Suas Altezas Reais. Ainda no âmbito do CESEM, entre Setembro e Dezembro de 2014 foi bolseira de investigação do projecto a “Obra musical de José Mário Branco”, no qual realizou a digitalização e inventariação de partituras e documentação do compositor. É actualmente doutoranda em Ciências Musicais Históricas na FCSH-UNL, enquanto bolseira do Programa Doutoral “Música como cultura e cognição”, e a sua investigação centra-se nos domínios da Sociologia da Música, Estudos de Género e História Moderna e Cultural.