Ângela Portela

Ângela Celis Henriques Portela

Grupo de Investigação
Nota Biográfica

Possui gradução em Música (bacharelado em piano) e Mestrado em Música (Musicologia Histórica), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, defendendo a dissertação intitulada “Mulheres Pianistas e Compositoras nos Salões Aristocráticos do Rio de Janeiro de 1870 a 1910”. Como docente, lecionou nas graduações em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, posteriormente, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como investigadora, tem se dedicado ao estudo histórico da atuação de mulheres musicistas no Brasil e em Portugal, no período do século XIX ao início do século XX. Atualmente, é bolsista da CAPES/Brasil no âmbito do curso de Doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Universidade Nova de Lisboa (CESEM/UNL), sob a orientação da Professora Doutora Luísa Cymbron, concentrando-se no circuito de mulheres musicistas entre Brasil e Portugal, de 1870 a 1910.

Graduou-se em Música (Bacharelado em Piano) pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação do Professor Sérgio Tavares. Nesta mesma Universidade, em 2005, obteve o título de Mestre em Música (Musicologia Histórica), defendendo a dissertação intitulada “Mulheres Pianistas e Compositoras nos Salões Aristocráticos do Rio de Janeiro de 1870 a 1910”, sob a orientação da Profa. Doutora Vanda Freire. Como docente, lecionou nas graduações em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, posteriormente, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como investigadora, tem se dedicado ao estudo histórico-sociológico da atuação de mulheres musicistas no Brasil, no período do século XIX ao início do século XX. Participou de projetos de pesquisa, dos quais se destacam: Ópera Brasileira em Língua Portuguesa (1992-1993); Registro Patrimonial de Manuscritos do Arquivo de Obras Raras da Biblioteca Alberto Nepomuceno/UFRJ (1993-2007); O Real Theatro de São João e o Imperial Theatro de São Pedro de Alcântara (1998-2004); A Canção e a Mulher, entre Teatros e Salões – Intertextualidade em Cena (Rio de Janeiro, 1860-1930) (2013-2015), estes sob a coordenação da Professora Doutora Vanda Freire. Realizou ainda, o projeto de investigação “Acervo Iconográfico da Escola de Música da UFRN”, acerca do desenvolvimento da música no Estado do Rio Grande do Norte e sua ligação com a história da Escola de Música da UFRN, sob a coordenação do Professor Doutor Gabriel Gagliano, tendo recebido subvenção do Governo Federal Brasileiro para a sua execução entre 2011 e 2014. Atualmente, é bolsista da CAPES/Brasil no âmbito do curso de Doutoramento em Ciências Musicais Históricas na Universidade Nova de Lisboa (CESEM/UNL), sob a orientação da Professora Doutora Luísa Cymbron, concentrando-se no circuito de mulheres musicistas entre Brasil e Portugal, de 1870 a 1910.