O Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) é uma unidade de investigação sediada em Lisboa, na NOVA FCSH. Inclui equipas de investigação associadas na Universidade de Évora, nos Institutos Politécnicos de Lisboa e do Porto, e investigadores independentes que trabalham noutros locais.
O CESEM foi fundado em 1997 por Mário Vieira de Carvalho e dedica-se ao estudo da Música e das suas correlações com as outras artes e com os domínios sociais e culturais. As abordagens adoptadas são múltiplas – nomeadamente sociológicas, estéticas, históricas, filológicas, composicionais, pedagógicas, terapêuticas e performativas – e envolvem as mais recentes perspectivas e tendências metodológicas das Ciências Sociais e Humanas. Em todos estes domínios, o centro tem obtido reconhecimento internacional pela elevada qualidade e carácter inovador da sua produção publicada e detém a classificação de Excelente pela FCT. Privilegia-se uma abordagem interdisciplinar, através de cinco grupos de investigação, oito linhas temáticas e cinco laboratórios.
Os projectos de investigação em curso ou finalizados têm sido financiados através de programas nacionais e internacionais como o CEEC, Ações Marie Curie, Erasmus+, sendo que alguns investigadores fazem parte de Acções COST. O CESEM faz parte do IN2PAST, o Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território.
O centro empenha-se em garantir um bom ambiente de trabalho, promovendo a integração dos investigadores a nível humano e científico, a igualdade de género e mecanismos de avaliação transparentes.