Participação de vários investigadores do CESEM na exposição “De casa para um mundo”
Vai ser inaugurado no próximo dia 28 de Abril, no Colégio Almada Negreiros (CAN), na sala da esgrima, a exposição “De casa para um mundo” “O projeto expositivo, acolhido pela XXI Bienal de Arte de Cerveira em 2020, pretendia incentivar a criatividade no isolamento que afeta [va] a todos, ativando o conjunto de criadores, que... Read More
1 Bolsa de Investigação para Bolseiro de Pós-Doutoramento no IELT na área de Musicologia Histórica
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa para Bolseiro de Pós-Doutoramento no âmbito do projeto RELIT: a aplicação criativa de romances velhos (sécs. XV-XVII) (https://relitrom.pt/) do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (UIDB/00657/2020), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições: Doutoramento na área das Ciências Musicais, especialidade de... Read More
2 novos artigos por Diogo Alarcão
On the Acoustics of the Vianna da Motta Auditorium in Lisbon Diogo Alarcão, Pedro Bello, Octávio Inácio A Acústica do Auditório Vianna da Motta de Lisboa Este artigo aborda a assinatura acústica do Auditório Vianna da Motta da Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, em Portugal. O estudo realizado visou... Read More
24
Mar
2022
1º Workshop do Núcleo de Pensamento e Música
Na próxima sexta-feira, dia 1 de Abril, realizar-se-á o primeiro Workshop do Núcleo de Pensamento e Música, no qual vários investigadores irão apresentar e debater os seus trabalhos em curso, as suas dúvidas e inquietações e as suas hipóteses e argumentos. Atravessando meios como a literatura e o cinema e focando a voz de autores... Read More
Bolsa de Investigação – 2 vagas Projecto “Os manuscritos musicais do Mosteiro de Belém: uma tradição jerónima desconhecida” (EXPL/ART-PER/1031/2021)
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas (2) Bolsas de Investigação para mestrando/a (BI) no âmbito do Projecto “Os manuscritos musicais do Mosteiro de Belém: uma tradição jerónima desconhecida” (EXPL/ART-PER/1031/2021), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições: Área Científica: Musicologia Requisitos de admissão: Licenciatura em Ciências Musicais ou equivalente e... Read More
9
Mar
2022
Music in Frames: Intérprete e (Des)construção do Mito
Se o intérprete é (des)construtor de mitos, o cinema ajuda a (des)construir os mitos que se geram em torno do intérprete. São vários os debates ao longo dos últimos dois séculos que colocam em jogo no pensamento a dimensão simbólica, mítica, linguística e fenomenológica da relação que a espécie humana estabelece consigo e com o mundo. Neste terreno, aquilo que a modernidade... Read More
7
Mar
2022
Lançamento do livro: Democratização da educação artística. Antologia de Estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira
Lançamento do livro “Democratização da educação artística. Antologia de Estudos sobre o caso da Região Autónoma da Madeira”, em parceria com a APEM. No âmbito das comemorações dos 40 anos de existência do projeto de educação artística da RAM, este livro reúne uma série de artigos que relatam e refletem todo o processo de criação, operacionalização... Read More
Filipa Magalhães
A investigadora Filipa Magalhães integrará como consultora académica a próxima edição do Festival Criasons. Esta 4ª edição, que decorrerá em 2022/23, será inteiramente dedicada ao Teatro-Música: https://musicamera.pt/festival-criasons-iv/ As actualizações sobre o festival serão posteriormente disponibilizadas através do link: https://musicamera.pt/
Publicação dos primeiros números de Nova Contemporary Music Journal
Foram publicados dos dois primeiros volumes de Nova Contemporary Music Journal. Esta revista tem como objectivo principal a publicação das actas da Conferência International Nova Contemporary Music Meeting que tem lugar a cada dois anos. O Volume 1 contém uma selecção de actas da Conferência Internacional “Old in New: the presence of the past in... Read More
21
Fev
2022
Laboratório vocal: A palavra vibratória. Um encontro entre Grotowski, Fitzmaurice e o canto indiano
Este workshop baseia-se no trabalho desenvolvido por Alicia Corral ao longo de vários anos a partir de três pilares fundamentais: (i) A investigação vocal de Jerzy Grotowski na Arte como veículo; (ii) O método Fitzmaurice Voicework e a sua libertação da respiração; e (iii) o sistema da musica vocal tradicional indiana. Ao longo do workshop... Read More