Participação de vários investigadores do CESEM na exposição “De casa para um mundo”

Vai ser inaugurado no próximo dia 28 de Abril, no Colégio Almada Negreiros (CAN), na sala da esgrima, a exposição “De casa para um mundo”

“O projeto expositivo, acolhido pela XXI Bienal de Arte de Cerveira em 2020, pretendia incentivar a criatividade no isolamento que afeta [va] a todos, ativando o conjunto de criadores, que não se podendo encontrar, estabeleceram redes de comunicação entre si.
Os artistas plásticos conceberam as suas peças bidimensionais a partir das 15 palavras que lhes foram enviadas pelos escritores e poetas. Surgiram, perante todos nós, e gradualmente, excertos de 15 mundos de 15 escritores concentrados nas respetivas 15 palavras enviadas aos 15 artistas plásticos. Das palavras, dos pensamentos e dos atos resultaram 15 obras imprevistas e sublimes, fruto de várias técnicas.
A música associou-se ao projeto, a partir da colaboração de 15 compositores que, por sua vez, desenvolveram peças musicais, tomando como estímulo as obras das duplas escrita-imagem [+ som].
Destaque-se a participação de 5 Designers que criaram 5 imagens para divulgação do projeto.
Entre os sons das palavras e peças musicais, as imagens reverberam a convicção de um mundo em que a presença humana é lúcida.”

Maria de Fátima Lambert (Curadora da Exposição)

Este projecto teve a participação de vários investigadores do CESEM na qualidade de compositores, entre eles Isabel Pires, Carlos Caires, Carlos Marecos e Sérgio Azevedo).