Call for papers: The Hieronymite Musical and Liturgical Tradition within the European Context (14th-16th c.)
Inspired by Franciscan spirituality, the Order of Saint Jerome was founded in the fourteenth century and settled in Castile and Portugal. During the fifteenth century, the number of Hieronymite houses increased thanks to the patronage of ecclesiastical and temporal authorities. This conference will focus on the music and liturgy of this Iberian Order, along with... Read More
9
Jun
2022
Lançamento do livro: The sound aesthetic in experimental music practices
THE SOUND AESTHETIC IN EXPERIMENTAL MUSIC PRACTICES Riccardo Wanke in conversation with Michael Clarke and Makis Solomos Organised by RiSME digitali, research group on electroacoustic music of SIdM (Italian Musicological Society) and supported by AIMI (Italian Computer Music Association) The event is free and open to anyone. The discussion will be in English and it will... Read More
9
Jun
2022
Mesa Redonda: O Português – língua cristã ortodoxa
No âmbito do projecto do CESEM Canto Cristão do Leste em Portugal, será organizada uma Mesa Redonda com o título “O Português – língua cristã ortodoxa”. O encontro contará com a participação de estudiosos, um espaço de conversa com sacerdotes, tradutores e músicos activos nesta área, com o intuito de continuar a desenvolver estes assuntos,... Read More
9
Jun
2022
Lançamento do Livro “Convergências musicais: gosto identidade e mundo”
A observação e enunciação da música e do som como práticas sociais e instrumentos de poder e representação verifica-se em todas as épocas e quadrantes. Entre as primeiras narrativas sobre os poderes do som e o estado do conhecimento neste domínio na 3a década do séc. XXI reconhecem-se preocupações comuns, repercutidas no tempo, e assinalam-se... Read More
31
Mai
2022
Lançamento de livro: Niccolò Jommelli’s Laudate Pueri Dominum from Biblioteca Nacional de Portugal
Em 2021 foi publicado pela Libreria Musicale Italiana e pelo Centro Studi Santa Giacinta Marescotti (Saggi Ruspoli), um livro sobre a obra Laudate pueri Dominum de Niccolò Jommelli (1714-1774), cuja única fonte conhecida se encontra na BNP (F.C.R. 549). Trata-se de manuscrito autógrafo de uma monumental obra para 4 coros (16 vozes) e baixo contínuo... Read More
24
Mai
2022
Music Education Annual Meeting
A ESML-IPL está a organizar o 1.º Encontro Anual sobre o Ensino de Música (Music Education Annual Meeting), o qual irá decorrer já na próxima semana (23, 24 e 25 de maio). Este Meeting, integrado no Projeto “MusicEd – Perspetivas sobre o Ensino de Música e a Sociedade” e apoiado pelo IPL através do Programa IDI&CA, contempla... Read More
Alterações aos limites de armazenamento na Google Drive das contas FCSH
Alertamos a nossa comunidade CESEM para terem atenção às mudanças que a FCSH terá que fazer relativamente ao armazenamento na Google Drive que até agora era ilimitado, mas que a partir de 1 de Julho vai haver limites, sendo que o espaço disponível de armazenamento para uma conta institucional FCSH será de 20GB (ver PDF).... Read More
18
Mai
2022
Música e Interpretação: uma nova plataforma para músicos-investigadores
A Investigação desempenha um papel cada vez mais determinante no Ensino Superior, e a Interpretação Musical é uma área de investigação cada vez mais activa, alargada, diversificada e estimulante. Por essa razão, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) criou recentemente a linha temática “Música e Interpretação”, que agrega investigadores dos vários... Read More
16
Mai
2022
Ciclo Seminário GTCC 2022 Sessão #1
Session no. 1 Silencing the Other: Intersections of Disability, Gender and Music in Cinematic Representation • James Deaville (Carleton University) «This paper uncovers the problematic intersection of music, disability, and gender in recent Hollywood films that feature non-speaking women as protagonists: Ada in The Piano (1994) and Elise in The Shape of Water (2017). The popular press has lauded both... Read More
Luísa Cymbron – Coordenadora científica da Ópera Os Noivos de Francisco de Sá Noronha
Música de Francisco de Sá Noronha Libreto de Artur Azevedo Direção Artística António Salgado Direção Musical José Eduardo Gomes Encenação António Durães Orquestra da ESMAE Elenco e Coro – Escravo(a)s, Convidado(a)s, rapazes da escola – Aluno(as) da Licenciatura em Música e em Teatro e do Mestrado em Interpretação Artística da ESMAE Coordenação científica da Professora... Read More