12
Mai
2021
Escola de Verão FCSH: Viver o Canto: Um caminho sensível para o alargamento da sensibilidade e para a expressão vocal
Este curso tem como objetivo possibilitar o reconhecimento da habilidade de cantar como sendo inerente a qualquer pessoa. Disponibilizará recursos práticos e conceitos teóricos que permitam o desenvolvimento da voz e da expressão do sujeito por meio do canto. Cantar é um ato incorporado e vivenciado no corpo. Cantar é uma experiência que favorece o... Read More
12
Mai
2021
Escola de Verão FCSH: Movimento e Escuta em sessões de orientações musicais para a Infância (0-5 anos): Técnicas, ferramentas e propostas
Nas últimas décadas, a investigação tem revelado a importância das experiências musicais na infância e a sua relação com a posterior aprendizagem musical e desenvolvimento social e humano. O movimento expressivo participa naturalmente neste desenvolvimento musical. No entanto, a sua inclusão no âmbito do trabalho musical com crianças é pouco explorada, apesar da importância que... Read More
Gilberto Vieira: Novo artigo sobre História da Educação Musical
Nós temos o prazer de anunciar o novo artigo escrito por Gilberto Vieira Garcia (investigador colaborador do CESEM). O artigo é intitulado: O “amor” a música, um dicionário e a cultura musical como pedagogia no século XIX. O texto completo está publicado em um dossiê sobre História da Educação Musical no Brasil. Link de acesso:... Read More
4
Mai
2021
Escola Verão FCSH: Academic Writing: An Essential Skill to Survive in Academia. Advanced
‘Publish or perish’ is a well-known say that gives a sense of the kind of expectations researchers should meet to survive in academia. This course provides the essential knowledge and training for academic writing in English. It is specifically targeted to scholars with some experience in academic writing who may have incurred in roadblocks or... Read More
4
Mai
2021
Escola Verão FCSH: ACADEMIC WRITING: AN ESSENTIAL SKILL TO SURVIVE IN ACADEMIA. BEGINNERS
This course aims to provide the essential training for academic writing in English to international students with little or no experience. The aim of this course is to empower students by providing them with the essential knowledge on grammar rules and conventions concerning academic writing in English and discuss how to choose the most appropriate... Read More
4
Mai
2021
Escola Verão FCSH: Music Palaeography. An Overview on Iberian Music Manuscripts (10th – 16th cent.)
This course offers an overview on the changes occurred to music writing in the Iberian Peninsula from the tenth to the mid-sixteenth centuries. Firstly, the Old Hispanic notation was replaced by Aquitanian notation at the end of the eleventh century. Subsequently, the graphical appearance of Aquitanian notation changed due to the influence of the Gothic... Read More
CESEM na Escola de Verão FCSH
Music Palaeography. An Overview on Iberian Music Manuscripts (10th – 16th cent.) This course offers an overview on the changes occurred to music writing in the Iberian Peninsula from the tenth to the mid-sixteenth centuries. Firstly, the Old Hispanic notation was replaced by Aquitanian notation at the end of the eleventh century. Subsequently, the graphical... Read More
Mafalda Nejmeddine: Novos artigos
Foram publicados dois artigos e um vídeo-artigo de Mafalda Nejmeddine sobre música para tecla e música para tecla acompanhada de autores portugueses: Obras para tecla de João José Baldi: estudo analítico sobre os elementos didáticos. Música Hodie, 20. Disponível aqui. Accompanied Keyboard Music in Portugal: The case of Francisco Xavier Baptista’s Sonata Prima. Early Music... Read More