Chamada para trabalhos: 5º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo

O V Encontro Internacional de Piano Contemporâneo- Online será realizado pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-Portugal) e o Centro de Investigação em Sociologia e Estética Musical (CESEM- Portugal), entre os dias 12 e 14 de Novembro de 2020.

A temática dessa quinta edição é A obra para piano de Almeida Prado. Além de prestar uma homenagem ao compositor brasileiro por ocasião dos 10 anos de seu falecimento, esperamos criar um espaço de discussão sobre práticas, técnicas e repertórios atuais, tomando como referência sua produção pianística. Ao mesmo tempo, estimulamos a submissão de trabalhos de performance pianística sobre obras dos demais compositores brasileiros e estrangeiros dos séculos XX e XXI (inclusive obras que dialoguem com o piano através do uso de instrumentos eletrônicos, obras de cunho experimental e improvisação). Convidam-se performers, compositores e investigadores interessados em algum aspecto da criação e performance pianística contemporânea a submeterem propostas nas modalidades Comunicações de Pesquisa e Recitais-Palestra.

A programação do V Encontro Internacional de Piano Contemporâneo consiste em:

  1. Conferências abordando o tema central do evento
  2. Comunicações de Pesquisa
  3. Recitais-palestra
  4. Concertos

Categorias de Submissão de Trabalho:

  • Comunicações de Pesquisa: nessa modalidade poderão ser submetidos trabalhos que resultem de investigação concluída ou em andamento, desde que apresentem resultados parciais consistentes. Para a submissão deverá ser enviado um link contendo um vídeo INÉDITO com a comunicação (com duração máxima de15 minutos). A edição do mesmo ficará a critério dos(as) autores(as), que poderão incluir ilustrações, áudios e/ou outros recursos. Essa comunicação deve ser enviada por meio de um link não-listado no YouTube, que será encaminhado aos membros da comissão científica para avaliação. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol, inglês e francês.
  • Recitais-palestra: nessa modalidade deverão ser submetidos trabalhos que resultem de investigação artística. Para a submissão deverá ser enviado um link contendo um vídeo INÉDITO com recital-palestra (com duração máxima de 30 minutos). A edição do mesmo ficará a critério dos(as) autores(as), que poderão incluir ilustrações, áudios e/ou outros recursos. Essa comunicação deve ser enviada por meio de um link não-listado no YouTube, que será encaminhado aos membros da comissão científica para avaliação. Serão aceitos trabalhos em português, espanhol, inglês e francês.

Os trabalhos com melhor avaliação pela Comissão Científica, serão selecionados para publicação na Revista da Tulha, da Universidade de São Paulo.

Normas e Procedimentos para Submissão de Trabalhos e Inscrições:

  • Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter apenas 1 trabalho em cada modalidade;
  • Os arquivos de vídeo, deverão ser carregados (uploaded) no youtube; os respetivos links deverão ser submetidos através do e-mail: pianocontemporaneo5@gmail.com
  • Junto com o link, que será enviado pelo e-mail, solicitamos enviar um resumo do trabalho, (c. 200 palavras) indicando o tipo de apresentação (comunicação
    ou recital-palestra). Os resumos deverão incluir o título da apresentação, o nome do autor, a afiliação institucional e uma breve biografia (c.150 palavras).

 

Datas importantes:

Chamada de trabalhos 10/09/20 a 10/10/20

Análise da Comissão Científica 10/10/20 a 23/10/20

Divulgação dos resultados 25/10/20

 

Ver PDF do evento aqui