Chamada para trabalhos para a conferência internacional III Jornadas NEMI – 9.º MUSPRES

A conferência internacional III Jornadas NEMI e 9.º MUSPRES “A imprensa perante a estreia musical: promoção, divulgação, recepção e crítica”, organizada em conjunto pelo Núcleo de Estudos em Música na Imprensa (CESEM / NOVA FCSH) e o Grupo de Trabajo Música y Prensa (Sociedad Española de Musicologia), decorrerá a 27-28 Maio de 2021, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade NOVA de Lisboa (Campus de Campolide), em Lisboa.
Esta conferência tem por objectivo debater a estreia de obras musicais a partir da imprensa, do século XIX à actualidade. Tendo em consideração as múltiplas problemáticas do tema, como as questões de temporalidade, de memória colectiva e históricas que estão implicadas, e o seu significado diferenciado consoante os géneros musicais, procuramos reflectir nos mecanismos, discursos, objectivos e papel da imprensa (de reportagens, notícias, anúncios, artigos, opinião e crítica musical) em torno de obras musicais em estreia. Em síntese, como é que a imprensa trata a novidade e qual a função que desempenha na divulgação, antecipação e recepção da obra e na preparação do público. De igual modo, parece-nos também relevante a reflexão sobre como pode a imprensa dar forma à própria noção de estreia nos diferentes contextos musicais.

A chamada de propostas está aberta até 30 de Novembro. Para mais informações, consulte o site da conferência, https://nemimuspres.weebly.com, ou contacte a organização por email, congreso.nemimuspres@gmail.com.