
- Este evento já decorreu.
Conferência MAGICA em Coimbra
Abril 2 - Abril 4

Esta conferência internacional, que decorrerá entre 2 e 4 de Abril no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, contará com a apresentação dos resultados do projecto MAGICA, incluindo conferências convidadas, um espetáculo de lanterna mágica e visitas às exposições do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC) e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), bem como ao Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.
Clique aqui para ver o programa da conferência. Consulte o livro de resumos aqui.
No âmbito da exposição MAGICA: Ciência e Espetáculo no século XIX e da conferência final do projecto MAGICA foi ainda programado um espectáculo de lanterna mágica e teatro óptico, instrumento que combina o Praxinoscópio com projectores de lanterna mágica. Este dispositivo altamente complexo foi inventado por Émile Reynaud e usado nos seus espectáculos Pantomimes Lumineuses (Pantomimas Luminosas), no final do século XIX.
Abi Feijó, conceituado realizador e produtor de cinema de animação, é o autor e operador da reconstrução do teatro óptico e o lanternista que nos introduz aos mecanismos de movimento dos seus diapositivos para lanterna mágica, em exposição na Casa-Museu de Vilar, em Lousada. Neste espectáculo, Abi Feijó é acompanhado por Elsa Cerqueira, professora de Filosofia, lanternista e narradora, e pelo músico Samuel Martins Coelho.
- Escolas (MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa): 28 de Março I 11h00 – 12h00 I Anfiteatro Químico do MUHNAC (em português). *
- Público em geral (MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa): 29 de Março I 16h00 – 17h00 I Anfiteatro Químico MUHNAC (em português). *
- Público em geral (encerramento da exposição): 4 de Abril I 18h00 – 19h30 I Anfiteatro Químico do MUHNAC (em inglês). **
* Inscrição prévia obrigatória: geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808.
** Actividade gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória: geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808. Entrada livre apenas no espectáculo, será cobrada a entrada nas exposições do Museu, incluindo a exposição “MAGICA”.