Do que um homem é capaz — o acervo documental de José Mário Branco

Setembro 16 - Outubro 18

Free

Esta exposição foca-se no acervo documental físico e digital de José Mário Branco (1942-2019), compositor, letrista, intérprete, arranjador e produtor discográfico que marcou profundamente o panorama musical português.

Ainda durante o seu exílio em França (1963-1974), José Mário Branco começou a organizar pastas em que depositava documentação relacionada com as diversas actividades desenvolvidas, tendo mantido essa prática até ao fim da vida. Anos mais tarde, resolveu arrumá-las em caixas de arquivo, que conservava na sua residência.

Dada a colaboração que o próprio estabeleceu com o CESEM e com o INET-md entre 2014 e 2019, a família decidiu confiar esse acervo documental à NOVA FCSH, para aí ser preservado, catalogado, estudado e se dar continuidade ao trabalho de digitalização e disponibilização iniciado pelo Arquivo José Mário Branco, lançado em 2018 sob a direcção de Manuel Pedro Ferreira. Para o efeito, foi criado o Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco – Música e Liberdade (CEDJMB-ML), cuja comissão científica é presidida por Salwa Castelo-Branco.

No inventário efectuado em 2021, foram identificadas 310 pastas guardadas em 57 caixas. Poderia José Mário Branco ter pré-seleccionado os materiais a arquivar em função da sua maior ou menor “nobreza” artística, mas não: a par de partituras, cifras, letras, mapeamentos de concertos, encontrou-se nas cerca de 20.000 folhas do acervo listas de contactos telefónicos, recibos e orçamentos, correspondência variada com editoras, postais, contratos, guiões de séries de animação, entre outras tipologias documentais.

Esta exposição pretende ser uma breve amostra da riqueza e variedade desse acervo e dos seus diversos tipos de materiais, organizada nas seguintes secções:

1. Produção fonográfica – documentação relacionada com a produção de discos;
  2. Teatro, cinema e televisão – documentação referente a atividades desenvolvidas nessas áreas;
  3. Actividade política – documentação relacionada com o percurso cívico e político;
  4. Fundo fonográfico – suportes físicos e elementos com eles relacionados.

O CEDJMB-ML convida-vos a entrarem neste universo e através dele vislumbrarem Do que um homem é capaz.

Setembro 16
Fim: