Early Music from the East and the West: Reusing the Past Today

19/10/2020

Online Workshop in Composition organized by Elsa De Luca (CESEM) and Carlos Caires (ESML)
PROGRAM

9:30 REIMAGINING THE OLD HISPANIC LITURGY Litha Efthymiou (University of West London)
Dr Efthymiou will discuss her musical compositions that emerged from working within an interdisciplinary team at the University of Bristol between the years 2013-17. These works take as their starting point various aspects of the Old Hispanic Liturgy.

10:35 THE EAST IN THE WEST: WORKING WITH SACRED CHANT
IN A MODERN CONTEXT Ivan Moody (CESEM – FCSH)
In this lecture I will discuss my approach to working with Eastern Orthodox chant as a foundational element in my compositional strategy, and the question if the interaction between contemporary musical language and the employment of musical languages from the past.

11:40 WHAT MAKES MUSIC LITURGICAL? James Chater (Ind. scholar)
Apart from the question in the title, topics covered include: ways pre-existing or traditional material can be re-used in new compositions or arrangements; and the issue of how anchored in tradition new compositions need to be in order to be considered as “liturgical”.

14:30 CRUZAMENTOS Luís Tinoco (ESML)
Esta apresentação propõe uma reflexão sobre a diversidade da actividade de composição nos dias de hoje, alcançada através de vários cruzamentos, incluindo (mas não exclusivamente) com a Música Antiga litúrgica. Ilustrada com exemplos musicais de diferentes autores, a discussão reflectirá também sobre os motivos por que alguns compositores do Séc.XXI se sentem atraídos pela reutilização do passado nas suas obras.

15:35 UMA MÁQUINA DO TEMPO MUSICAL Sérgio Azevedo (ESML)
O “Ciclo Hukvaldy”, escrito entre 2009 e 2020, e baseado em pequenos fragmentos de música de Leoš Janáček, segue na esteira de outras obras nas quais usei, como ponto de partida, alguns elementos de música de outros compositores: Lopes-Graça, Mahler, Mozart, música renascentista, Schubert, etc. Este processo é uma forma de comunicação – através dos tempos – ao desenvolver essa música em direção a novas e desconhecidas regiões no nosso tempo. O objetivo não é (re)compor “no estilo de”, ou obter ironia às custas da música do passado, e menos ainda criar uma ”colagem” gratuita. Ao invés, ao fundir passado e presente numa nova música sem idade, tento criar uma espécie de máquina do tempo. Para este propósito, as ideias de Freud, Gombrowicz, Borges e Kundera foram, e são, seminais.

16:40 A TENTATIVA DO BELO ATRAVÉS DO CAOS Nuno da Rocha (Royal Academy of Music)
As “músicas do passado”, mais concretamente a música antiga e a música barroca, têm sido uma grande influência na minha prática como compositor. Numa tentativa de organizar o caos — acção esta que define quase por completo a minha ideia criativa — algumas ferramentas do passado são utilizadas para uma pré-reflexão sobre a forma e sobre o material da pré-composição. Nesta apresentação serão dados alguns exemplos muito concretos desta influição.

17:40 FAREWELL Elsa De Luca, Carlos Caires.

Para mais informação: elsadeluca@fcsh.unl.pt

Data: