- Este evento já decorreu.
Simpósio Fernando Lopes-Graça em retrospetiva
15/12/2017 - 16/12/2017
Académicos e especialistas na obra de Fernando Lopes-Graça vão estar em Cascais para um simpósio que visa revisitar a obra e a vida de um dos nomes maiores da história musical do século XX em Portugal. O evento, que decorre no Centro Cultural de Cascais a 15 e 16 de Dezembro, conta com nomes como Artur Pizarro, Olga Prats, Mário Vieira de Carvalho e Sérgio Azevedo. Entrada gratuita.
Durante dois dias, o Simpósio “Fernando Lopes-Graça em Retrospetiva” traz a debate temas como a inovação, centro e periferia, literatura e outras artes, o princípio da liberdade na vida e na arte, a modernidade no pensamento ou as canções regionais. (ver programa abaixo).
A programação integra ainda recitais com interpretações da obra de Lopes-Graça. Na sexta-feira, 15 de Dezembro, Ana Cláudia Assis, ao piano, e Miguel Rocha, no violoncelo, apresentam-se, às 21h30, no Museu da Música Portuguesa. No sábado, no Centro Cultural de Cascais, às 21h30, o Moscow Piano Quartet vai estar em concerto, no qual interpretará “Horas Pastoris: Pequena suite sobre obras para piano de Fernando Lopes-Graça”, de Sérgio Azevedo. Trata-se de uma peça inédita encomendada pela Fundação Dom Luís, no âmbito destas comemorações.
O simpósio integra a programação do Ciclo e Homenagem a Fernando Lopes-Graça, nos 111 anos do nascimento do compositor. A iniciativa decorre desde Junho com uma intensa programação dedicada à vida e obra de Fernando Lopes-Graça (1906 – 1994), com conferências, recitais, concertos e o relançamento do Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça, que fecha este ciclo no domingo, 17 de Dezembro, com a entrega do prémio aos vencedores.
O Ciclo e Homenagem a Fernando Lopes-Graça é uma organização da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação Dom Luís I, em colaboração com o CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa e da Associação Fernando Lopes-Graça.
Mais informações ver aqui