Ana Paixão
Ana Paixão é doutorada em Literatura Comparada com uma tese intitulada “Retórica e técnicas de escrita literárias e musicais em Portugal nos séculos XVII a XIX” pelas Universidades de Lisboa e de Nice – Sophia Antipolis (em cotutela). É membro integrado do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) da Universidade Nova de Lisboa desde 2002, e do CREPAL (Centre de recherche sur les pays lusophones) da Universidade de Paris III. Entre 2005 e 2010, foi professora de francês aplicado ao canto no Conservatório Nacional de Lisboa. Foi Leitora na Universidade Paris III entre 2002 e 2004. Desde 2010 ensina na Universidade Paris 8, dirige a Casa de Portugal – André de Gouveia da Cité Internationale Universitaire de Paris e é programadora para a Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação em França. Desde 2013 obteve o grau de “maître de conférence” pelo CNU (Conseil national des Universités) de França. Membro do Conselho científico de Vieira – Revista da Sociedade portuguesa de Retórica e membro do conselho de peritagem da Maison des sciences de l’homme para a literatura comparada. Membro do Conselho de aperfeiçoamento da Universidade de Paris Ouest Nanterre, desde 2017.
Coordenação científica, com José Manuel Esteves, do nº16 da Revista Plural Pluriel, «Les mains inteligentes de Ana Hatherly», Universidade Paris Nanterre, setembro de 2017.
«Reading Pessoa : O menino de sua mãe by Lopes-Graça» in Honoring Mário Vieira da Carvalho, Leipzig, Universität Leipzig, Institut für Musikwissenschaft, Gilbert Stöck ed., 2016, pp. 147-175.
«O silêncio que guarda a voz. Comunicação interartística em Derrida», in Jacques Derrida, Maria Lucília Marcos, Maria Augusta Babo, Ricardo Santos (orgs.), Lisboa: CECL/UNYLEYA, 2015, ebook, Coleção Cultura, Média e Artes nº3. ISBN Portugal 9789899850347 | ISBN Brasil 9788544101452.
[:pt]Teoria Crítica e Comunicação[:en]Teoria Crítica e Comunicação[:]