(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Bárbara Carvalho

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Bárbara Carvalho

Foto
Bolseira de Doutoramento FCT
barbaracarvalho@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Estudante do 2º ano do Mestrado em Ciências Musicais, variante de Musicologia Histórica, na NOVA FCSH, é licenciada em Ciências Musicais pela mesma instituição, em 2016. No CESEM é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação e colabora no NEMI (Núcleo de Estudos em Música na Imprensa), do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música). É bolseira de investigação do CESEM – IPP no projecto “O velho teatro de S. João (1798-1908): teatro e música no Porto do longo século XIX”. As suas principais linhas de interesse centram-se nas relações entre música, política e cinema em Portugal na primeira metade do século XX, encontrando-se actualmente a desenvolver uma dissertação sobre música e cinema mudo em Portugal em torno dos anos vinte.

Actualmente aluna do 1º ano do Mestrado em Ciências Musicais, variante de Musicologia Histórica, na FCSH/UNL, é licenciada em Ciências Musicais pela mesma instituição, em 2016, tendo o 8º grau do curso de Violino e Formação Musical em regime articulado, pelo Conservatório Regional do Baixo Alentejo, em 2013. No CESEM é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação e colabora no NEMI (Núcleo de Estudos em Música na Imprensa) do SociMus (Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música). A esta colaboração acresce a inserção no projecto “O velho teatro de S. João (1798-1908): teatro e música no Porto do longo século XIX”, onde desenvolve trabalho como bolseira de investigação. As suas principais linhas de interesse giram em torno das relações entre música, política e imprensa no século XIX português, e música e cinema português.

Publicações:

Bárbara CARVALHO (with Isabel Pina), “O crepúsculo do velho Teatro de S. João: Wagner, Puccini e a chegada da modernidade”, O Velho Teatro de S. João (1798-1908): Teatro e Música no Porto do Longo Século XIX, eds. Ana Maria Liberal, Ana Isabel Vasconcelos and Luísa Cymbron (Porto, Edições Afrontamento), pp. 451-74.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento: Música e som no cinema mudo em Portugal (1986-1931): produção, repertórios e práticas culturais
Orientação:

Manuel Deniz Silva

Referência da Bolsa: SFRH/BD/143976/2019
Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação

Linhas e Núcleos de Investigação:

Estudos de Ópera