Caio Priori dos Santos
Caio Vitor Priori dos Santos é investigador doutorando em música e musicologia pela Universidade de Évora, Portugal, mestre em música pela Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais. Natural de Petrópolis, Rio de Janeiro, é também bacharel em música com habilitação em violão pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário – do Rio de Janeiro. No meio acadêmico desenvolveu pesquisa sobre a estilística da peça Lamentos do Morro de Aníbal Augusto Sardinha (o Garoto) no Programa de Pós-Graduação em Música, mestrado em música, da UFSJ, na linha de pesquisa “dimensões teóricas e práticas da performance musical”, sendo bolseiro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a publicar alguns textos no “1ª SIM! – Simpósio Internacional de Violão – O violão na América Latina: diálogos, tendências e perspectivas” e no XXX Congresso da Anppom. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa “Violão e identidades culturais” da UFG (Universidade Federal de Goiás) que tem como objetivo “formalizar e consolidar uma rede de pesquisadores cujo tema principal é o violão na América Latina, que reúne a produção acadêmica voltada para a prática do violão em nosso continente e o papel desse instrumento como eixo articulador das representações sociais, políticas e culturais”. No CESEM faz investigação no âmbito do doutoramento, com uma tese intitulada “O imaginário do violão brasileiro”, a integrar a comissão executiva do projeto História Temática da Música em Portugal e no Brasil (UIDP/00693/2020), como bolseiro de investigação pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) com a referência UI/BD/153718/2022.
Priori dos Santos, C. V. (2022). Contributo para uma perspectiva panorâmica sobre música popular brasileira, indústria cultural e o violão como componente da identidade nacional. In: Post-in-progress: abstracts of the 6th International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance. Universidade de Aveiro.
Priori dos Santos, C. V. (2022). O Violão Inovador do Garoto: uma análise estilística da peça Lamentos do Morro. Dissertação de mestrado em música, UFSJ, São João del-Rei, 116 p.
Priori dos Santos, C. V. (2020). Aníbal Augusto Sardinha o Garoto: um panorama dos trabalhos acadêmicos sobre o violonista e compositor. In: XXX Congresso da Anppom. MODALIDADE: COMUNICAÇÃO SIMPÓSIO TEMÁTICO: 2.1.6. Panorama da pesquisa sobre violão no Brasil. Manaus, Amazonas.
Orientadora: Vanda de Sá. Co-orientadora: (c) Leonor Losa
Desde os tempos coloniais, até os dias atuais, o violão no Brasil teve uma estreita trajetória com a história do país. Protagonista na construção de uma identidade nacional, como investigou Marcia Taborda, pressupõe ter-se culminado em um estereótipo violonístico, no final dos anos de 1950. Porém, um tempo de substancial importância para o sucedido é o período da Era de Ouro do Rádio no Brasil, período que contribuiu, inegavelmente, para a criação de uma música popular brasileira (apoiada pela rádio difusão e pelo mercado musical na primeira metade do século XX) por meio de veículos produtores e organizadores industriais que ajudaram a moldar ícones. A presente investigação pretende discutir a construção de um imaginário para o violão brasileiro, através da investigação documental, por meio da análise de redes sociais e com apoio à iconografia criada para a indústria fonográfica da época. A dissertar sobre questões de identidade cultural/nacional, memória coletiva, no âmbito do período das rádios, na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente entre as décadas de 1930 e 1960, e levando em consideração os fatores econômicos, políticos e culturais, tentar-se-á apontar uma rede de influências que ajudaram a difundir uma imagem brasileira nos ambientes radiofônico e fonográfico, chegando até ao cenário internacional.
Iconografia Musical