(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

Daniel Sanches

INVESTIGADOR EM FORMAÇÃO

Daniel Sanches

Foto
Servidor Público Federal (Brasil)
pianistadanielsanches@gmail.com
Nota Biográfica:

Pianista da Escola de Música da UFRJ, é Mestre em Performance Musical pela UNIRIO e estudou com Maria Teresa Madeira no Conservatório Brasileiro de Música onde concluiu seu bacharelado e especialização Pedagogia do Piano. Vencedor do Concurso Nilda Freitas X Concurso Nacional de Piano Souza Lima, obteve o segundo lugar no Concurso Nacional de Piano Art-Livre na Categoria Música Brasileira. Também foi premiado no Concurso “Jovens Solistas” da Bahia e no Concurso “Jovens Destaques” do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ na Categoria Música de Câmara. Foi solista de diversas orquestras, como a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica Jovem de Campos e a do Programa Prelúdio da TV Cultura, atuando sob regência de Modesto Flávio, Osvaldo Colarusso, Luis Maurício Carneiro, Julio Medaglia, e Anderson Alves. Participou da Gravação do CD e DVD “Música Viva” sob a Direção da Maestrina Ligia Amadio e no teatro musical, atuou como diretor musical assistente e pianista na peça “Forrobodó, um choro na cidade nova”, “Bilac vê estrelas” e “Ou Tudo ou Nada – O musical”. Participou de diversas master classes e cursos de aperfeiçoamento com Stefan Meylaers (Bélgica), Sergei Dukachev (Rússia), e Roberto Bravo (Chile). Como professor lecionou no Centro Cultura Musical de Campos, no XIV e XV FEMUSICAs e no Departamento de Piano da UFRJ.

Publicações:

SANCHES, D. F. L.; BARRENECHEA, L. S. . Estudo n. 4 de José Vieira Brandão: aspectos intertextuais na homenagem musical a Heitor Villa-Lobos.. In: II Congresso Nacional da ABRAPEM, 2014, Vitória. Anais do Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical – ABRAPEM – Vitória – 2014. Vitória: José Eduardo Costa Silva, 2014.v. 1.

SANCHES, D. F. L.. ESTUDO N. 2 DE JOSÉ VIEIRA BRANDÃO: ASPECTOS INTERTEXTUAIS NA HOMENAGEM MUSICAL A ERNESTO NAZARETH. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2012, Rio de Janeiro. p. 1429-1437.

Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Tese de Doutoramento: Aspectos intertextuais nos 'Etudes pour Virtuoses' para piano de Arthur Napoleão
Orientação:

David Cranmer

 

 

Resumo:

O objetivo deste trabalho é investigar a ocorrência de processos de intertextualidade nos Etudes Pour Virtuoses para piano de Arthur Napoleão, tendo como ponto de partida as dedicatórias a compositores assinaladas pelo compositor nos cabeçalhos dos estudos. Serão investigados os processos de intertextualidade na composição destes estudos e também os métodos aplicados por Arthur Napoleão na elaboração destas homenagens. A partir daí, pretende-se oferecer subsídios para a construção de uma possível interpretação dessas obras, traçando uma relação entre os elementos estilísticos das obras dos compositores homenageados e as escolhas estéticas de Arthur Napoleão na elaboração dos estudos.

Grupo de Investigação:

Música no Período Moderno