David Cranmer

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Pólo
Nota Biográfica

David Cranmer, musicólogo anglo-português, é membro do CESEM (Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical), na Universidade NOVA de Lisboa, e do laboratório de pesquisa interuniversitária IN2PAST. Cofundador e coordenador do Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (2008-).
Graduado (Música) da Universidade de Cambridge (Sidney Sussex College), 1976; mestrado (Música, ramo de Musicologia) da Universidade de Londres (King’s College), 1977; doutorado da Universidade de Londres, 1997, com a tese “Opera in Portugal 1793-1828: a study in repertoire and its spread”. Desde 1981 que reside em Lisboa. Foi docente do Departamento de Ciências Musicais, da NOVA-FCSH desde 2003 até à sua aposentação, em 2023.
Os seus diversos interesses de pesquisa incluem a música em Portugal e no Brasil desde o século XVIII até inícios do século XX, a catalogação de arquivos e bibliotecas musicais, o compositor luso-brasileiro Marcos Portugal, e Camille Saint-Saëns. Nos últimos anos deu início a um projeto pessoal sobre Béziers (França) e os Fêtes des Arènes (1898-1926). É autor de, entre outros livros, Música no D. Maria II: catálogo da coleção de partituras (2015), Peças de um mosaico: temas da história da música referentes a Portugal e ao Brasil (2017) e coordenador das monografias Marcos Portugal: uma reavaliação (2012) e (com Paulo de Tarso Salles) Heitor Villa-Lobos (1887-1959) and Europe (em preparação).
É organista titular de Saint George’s Church, Lisbon (Igreja Anglicana) desde 1982. Deu recitais de órgão em Inglaterra, França e no Brasil, para além de diversas cidades portuguesas. É igualmente pianista, tendo atuado ultimamente, a quatro mãos, com o pianista venezuelano Alejandro Reyes Lucero.