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Filipa Magalhães

MEMBRO INTEGRADO

Filipa Magalhães

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Investigadora
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Nota Biográfica:

Filipa Magalhães integrou o Programa Doutoral em Ciências Musicais – “Música como Cultura e Cognição”, financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo já concluido o seu doutoramento. No âmbito da sua investigação dedica-se à preservação de obras musicais que compreendem diferentes meios, incluindo técnicos e tecnológicos, assim como ao desenvolvimento de ferramentas metodológicas com base em disciplinas interdisciplinares, visando documentar e estudar essas obras do ponto de vista musicológico. Na sua tese trabalhou especificamente sobre um conjunto de obras de teatro-música da compositora Constança Capdeville, tendo em vista a recuperação das mesmas através da sua documentação. Em 2013, concluiu o Curso de Mestrado em Artes Musicais: Estudos em Música e Tecnologias, dissertação intitulada: “Levantamento de Espólios Fonográficos em Fita Magnética: Avaliação do Estado de Conservação das Fitas”, tendo no âmbito da sua investigação estagiado no Arquivo Fonográfico de Viena, sob a orientação de Nadja Wallaszkovits. Em 2014, estagiou no Ina – Institut National de l’Audiovisuel, um instituto de radiodifusão pública cultural, recuperação e transmissão do património audiovisual francês, sob a orientação de Vincent Fromont. Em 2017, estagiou no laboratório CSC – SMC / Sound and Music Computing Laboratories, sediado na Universidade de Pádua, no qual no qual decorreram as primeiras investigações sobre a aplicação de tecnologias eletrónicas e digitais ao som e à música, trabalhando diretamente com as coleções áudio de Luciano Berio e Luigi Nono, sob a orientação de Sergio Canazza. É atualmente membro do Grupo de Investigação em Música Contemporânea (GIMC), integrado no CESEM NOVA FCSH.

 

Publicações:

Filipa MAGALHÃES, Isabel PIRES. “Recovering Music-Theatre Works Involving Electronic Elements: The Case of Molly Bloom and FE…DE…RI…CO….” Organised Sound 24, no. 1 (2019): 96–108. doi:10.1017/S1355771819000098.

Isabel PIRES, Filipa MAGALHÃES, Andreia NOGUEIRA, “Preservation and technological obsolescence: Portuguese contemporary musical heritage in perspective”, Journal of New Music Research Volume 47 – Issue 4 (2018): 355- 364. doi:10.1080/09298215.2018.1486433.

Filipa MAGALHÃES, Isabel PIRES, “Providing access to music-theatre works with electronic sound on tape: The case of Constança Capdeville”, Ed. Bertram Lyons, Journal of the International Association of Sound and Audiovisual Archives, Issue no. 47 (2017): 48-60 – ISSN 1021-562X.

Artigo em Ata de Congresso, Internacional: Andreia NOGUEIRA, Filipa MAGALHÃES, Rita MACEDO, Isabel PIRES, “A preservação da performance musical contemporânea: o caso do espólio fonográfico em fitas magnéticas de Clotilde Rosa”. In: Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional. Atas do Seminário. Editor: Universidade do Porto | Faculdade de Letras | Departamento de Ciências e Técnicas do Património. Ano da publicação: 2015. ISBN: 978-989-8648-47-1. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/13494.pdf

Participação no “III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos”, organizado pelo Grupo Musicología Creativa, apresentando uma comunicação oral intitulada: “A documentação de coleções de fita magnética: o caso de Constança Capdeville” por Filipa MAGALHÃES. In: III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, 10-11 March, 2016, Sevilha (Espanha). Publicação no prelo.

 

Grupo de Investigação:

Música Contemporânea

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