Francesco Orio

Grupo de Investigação
Linhas temáticas
Pólo
Nota Biográfica

Francesco Orio é um músico versátil, improvisador e investigador com uma formação académica diversificada: concluiu um mestrado em Musicologia pela Escola Superior de Música de Catalunha em Barcelona (2023), um diploma de segundo nível em Piano Jazz com honras pelo Conservatório de Piacenza (2016) e um mestrado em Biotecnologia pela Università di Pavia (2014). Atualmente, é doutorando na Universitat de Barcelona.
O seu foco principal é a preservação do património musical, alcançado por meio de estudos e pesquisas aprofundados, bem como pela reinterpretação criativa num contexto moderno. Essa abordagem reflete a sua dedicação em explorar, compreender e reinterpretar o património musical com uma sensibilidade conservadora, aliada a uma expressão artística paralela às sensibilidades contemporâneas.
Como músico, o seu compromisso vai além do âmbito de álbuns e projetos gravados. Além dos lançamentos mencionados, Francesco atua como coeditor da ‘Schola Cantorum Cantus Fugiens’ em Barcelona e é diretor do grupo vocal ‘Ensemble Aromata’. Este ensemble é dedicado à execução e gravação de material inédito derivado de pesquisas musicológicas sobre canto gregoriano.
Como musicólogo dedicado, o seu foco atual são as fontes primárias de canto em manuscritos musicais catalães e aquitananos. Específicamente, Francesco estuda as evidências musicais da transição para o canto gregoriano na Península Ibérica. Neste âmbito, foi recentemente nomeado investigador no projeto financiado pela FCT ” ECHOES – Ecos do passado: Revelando uma paisagem sonora perdida por meio de análise digital (2022.01957.PTDC)

Referência da Bolsa / Contracto
2022.01957.PTDC