Inês Nunes Trindade
Mestrado
Colaborador/a
NOVA FCSH
Inês Nunes Trindade, natural da Covilhã, ingressou em 2019 na Licenciatura de Ciências Musicais na NOVA-FCSH, a qual terminou como estudante do programa Erasmus+, na Universidade de Pádua, em Itália, em 2022. Durante o seu percurso académico, realizou voluntariado no Museu Nacional da Música, no Panteão Nacional e estagiou no Laboratório de Informática Musical no CESEM, sob orientação da Professora Doutora Isabel Pires.
Em 2022, Inês foi bolseira de iniciação à investigação (FCT), no Projeto CONCHA, no CHAM – Centro de Humanidades, sob orientação da Doutora Patrícia Carvalho. Posteriormente, juntou-se ao Grupo de Estudos de Música Antiga, do CESEM, como colaboradora no projeto “Os Manuscritos Musicais do Mosteiro de Belém” (PI Océane Boudeau) e, em 2023, como bolseira de investigação (FCT), no projeto “Texts and voices lost and found. Recovering, reconstituting, and recreating musical fragments (c.1100-c.1600)” (PI João Pedro d’Alvarenga), durante 12 meses. Ademais, em agosto do mesmo ano, Inês teve a oportunidade de realizar uma expedição científica ao Departamento de Música, da Universidade de Bratislava, na Eslováquia, sob orientação da Prof. Dr. Eva Veselovska, financiada pela EarlyMuse – COST Action.
Em julho de 2024 terminou o Mestrado de Ciências Musicais, com especialização em Musicologia Histórica (NOVA-FCSH), com a Dissertação ‘Antífonas de Comunhão: Identidade Litúrgica e Musical nas Fontes Bracarenses do séc. XII ao séc. XVII’, sob orientação da Professora Doutora Elsa De Luca.
Atualmente colabora no projeto “Echoes from the Past: Unveiling a Lost Soundscape with Digital Analysis” (PI Elsa De Luca). Inês frequenta o doutoramento em Musicologia na Universidade de Maynooth, Irlanda (ERC Grant), como membro do projeto ‘Polyphonic Singing and Communities of Music Writing in Medieval Britain and Ireland, c. 1150 to c. 1350’ (BROKENSONG), orientado pela Professora Doutora Karen Desmond.