(+351) 918832027/20
cesem@fcsh.unl.pt

Isabel Monteiro

COLABORADOR

Isabel Monteiro

Músico
e-bim@sapo.pt
Nota Biográfica:

Isabel Monteiro concluiu um mestrado em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese “Instrumentos e instrumentistas de sopro no século XVI português”, sendo licenciada em Flauta de Bisel pela Escola Superior de Música de Lisboa. Do cruzamento da prática artística com os estudos musicológicos tem resultado a criação de programas de concerto temáticos, em paralelo com comunicações em encontros científicos em áreas afins. Artigos publicados nos últimos anos incluem “Orquestra de jazz quinhentista? Considerações sobre charamelas em Portugal” (CESEM, 2018), “A ‘Assunção’ de Vasco Fernandes: um olhar musicológico” (Museu Grão Vasco, 2016), “Instrumentos musicais a bordo das armadas manuelinas no Atlântico e no Índico” (Caleidoscópio, 2015), “Circulação de instrumentos musicais no espaço português quinhentista” (Universidade de Coimbra, 2015). No prelo encontram-se os artigos “Recebimento Real, 1518: eventos festivos & música” – apresentado no colóquio Soundscapes/ Paisagens Sonoras, na Universidade de Évora (2017) – em articulação com o projeto homónimo do DOLCIMELO, e “Músicos na noite (séc. XVI): indesejáveis ou indispensáveis?” – apresentado no colóquio “Lembrar-me-ei desta noite, nem que viva mil anos”: Ritmos, Vivências e Percepções da Noite na Época Moderna – resultado da pesquisa realizada no âmbito da criação do espetáculo de teatro, música e dança quinhentista do DOLCIMELO em parceria com o Ensemble La Portingaloise, de danças históricas, intitulado “Auto do Labirinto (ou Labirinto do Amor”. É docente na Academia de Música de Santa Cecília e responsável artística pelo grupo de música antiga IL DOLCIMELO.

RUN: visitar
Publicações:

ORQUESTRA DE JAZZ QUINHENTISTA? CONSIDERAÇÕES SOBRE CHARAMELAS EM PORTUGAL, III Livro de Iconografia Musical: Organologia, Construtores e Prática Musical em Diálogo, Núcleo de Iconografia Musical do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade Nova de Lisboa, Luzia Rocha e Sónia Duarte (eds.), 2018 (pp.174-185).

A ‘ASSUNÇÃO’ DE VASCO FERNANDES: UM OLHAR MUSICOLÓGICO, Actas do Congresso “Ao tempo de Vasco Fernandes: Habitar os/nos séculos XV e XVI” | Museu Grão Vasco, Viseu, Out. 2016 (pp.115-128).

INSTRUMENTOS MUSICAIS A BORDO DAS ARMADAS MANUELINAS NO ATLÂNTICO E NO ÍNDICO, Actas do Congresso Internacional “500 Anos da Torre de Belém: SPHERA MUNDI – Arte e Cultura no Tempo dos Descobrimentos” | Centro Cultural de Belém, 13-15 Out. 2015. Isabel Cruz Almeida e Maria João Neto (eds.), Caleidoscópio, Casal de Cambra, 2015 (pp. 99-110).

CIRCULAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS NO ESPAÇO PORTUGUÊS QUINHENTISTA, Revista Portuguesa de História, Tomo XLVI-Nº46, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015 (pp.99-123). Direção de Maria Helena Cruz Coelho, Volume temático “Presença de Portugal no Mundo”, Coordenação científica de Irene Vaquinhas.

Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação

Linhas e Núcleos de Investigação:

Iconografia Musical