João Francisco Porfírio
João Francisco Porfírio é atualmente Doutorando de Ciências Musicais na NOVA FCSH e Bolseiro de Doutoramento FCT (SFRH/BD/136264/2018). Concluiu o Mestrado em Artes Musicais na mesma instituição com a dissertação ‘Sounds Like Home’ – as paisagens sonoras domésticas na construção do quotidiano e como objeto de composição. No CESEM é membro do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação, onde desenvolve investigação em assuntos relacionados com música ambiente e as paisagens sonoras do quotidiano doméstico.
João Francisco PORFÍRIO, “‘It almost smells like coffee and feels like a hot mug in my hands’ – Os Sons da Cozinha na Construção de Conteúdos Audiovisuais” , in Poderes do Som: políticas, escutas e identidades, ed. José Cláudio S. CASTANHEIRA, Dulce MAZER, Pedro Silva MARRA, Marcelo Bergamin CONTER, Cássio de Borba LUCAS e Mario ARRUDA (Florianópolis, SC: Insular Livros, 2020), pp. 195-212, ISBN 978-65-86428-21-6 João
Francisco PORFÍRIO, “«É uma coisa que corre na minha família, se a casa estiver vazia temos que a encher de som» – o ambiente sonoro doméstico como património cultural imaterial familiar.” , in Ouvir e escrever as Paisagens Sonoras Abordagens teóricas e (multi) disciplinares, ed. Elisa LESSA, Pedro MOREIRA and Rodrigo Teodoro de PAULA (Braga, CEHUM – Universidade do Minho, 2020), pp. 385-400
João Francisco PORFÍRIO, “Sleep/relax/work/study/read —YouTube, sound, and music in the construction of listening spaces to fall asleep”, SoundEffects-An Interdisciplinary Journal of Sound and Sound Experience, vol. 10: 1 (2021), pp. 27-41, ISSN 1904-500X
João Francisco PORFÍRIO, “Entre ventoinhas e máquinas de lavar – o ruído branco na configuração do espaço doméstico.” , in Audiovisual e Indústrias Criativas Presente e Futuro Volume 1, cor. José Gomes PINTO (Madrid, McGraw Hill, 2021), pp. 531-546, ISBN 978-84-486-2731-7
Paula Gomes Ribeiro; Luís Cláudio Ribeiro ( https://www.ulusofona.pt/docentes/luis-claudio-dos-santos-ribeiro)
O objecto central desta investigação são as paisagens sonoras do quotidiano doméstico e como, nesse contexto, o som pode ser utilizado como objecto decorativo. Baseia-se na relação entre as paisagens sonoras domésticas, o conteúdo sonoro e audiovisual, e o ser humano enquanto agente de produção e configuração do espaço doméstico. Examina como as novas tecnologias de partilha de conteúdos, nomeadamente as plataformas online e dispositivos portáteis e multifacetados, alteraram as oportunidades de criar e difundir música. Os principais objectivos são explorar a forma como o conteúdo sonoro e audiovisual se articula com a vida quotidiana doméstica, e propor um tipo de composição sonora e audiovisual que permita que o som seja utilizado como objecto de decoração.