João Pedro d’Alvarenga
Situação Actual
Secretário Executivo da Direcção do CESEM, desde Janeiro de 2015; Coordenador do Grupo de Investigação Estudos de Música Antiga, incluindo a supervisão da Linha Temática Paleografia e Edição Musical e do LAPEM, desde Março de 2014; Investigador FCT (nível de desenvolvimento, IF/00052/2012) afiliado à NOVA FCSH, desde Setembro de 2013; Membro integrado do CESEM desde Janeiro de 2009.
Situação Anterior
Co-Editor Geral da Revista Portuguesa de Musicologia, 2012-2015, e Editor, 1996-1998; Bolseiro de Pós-doutoramento da FCT (SFRH/BPD/65876/2009) no CESEM, 1 de Fevereiro, 2010-1 de Setembro, 2013; Professor Auxiliar, Universidade de Évora, Escola de Artes, Departamento de Música, 17 de Março, 2006-4 de Junho, 2011; Coordenador da Unidade de Investigação em Música e Musicologia, Universidade de Évora, Fevereiro de 2007-Janeiro de 2009; Membro integrado do Centro de História da Arte da Universidade de Évora, Julho de 2000-Fevereiro de 2007; Professor visitante, Instituto Politécnico do Porto, ESMAE, Departamento de Música Antiga, Outubro de 2005-Junho de 2006; Assistente Convidado a tempo integral, Universidade de Évora, Departamento de Música, 17 de Novembro, 1997-16 de Março, 2006; Comissário para a instalação do Museu Nacional da Música, Sociedade Lisboa ’94, 1993-1994; Responsável pela Área de Música da Biblioteca Nacional de Portugal, 13 de Março, 1991-16 de Novembro, 1997.
Formação Académica
Doutoramento em Música e Musicologia, Universidade de Évora, com a menção máxima “Aprovado com Distinção e Louvor” por unanimidade, 16 de Março, 2006; Licenciatura em Ciências Musicais, NOVA FCSH, com a classificação final de 17 valores, 1988.
[:pt]
João Pedro d’Alvarenga, “Juan de Anchieta and the Iberian Motet around 1500”, Acta Musicologica, 91/1 (2019), pp. 21-47.
João Pedro d’Alvarenga, “Portugal”, in The Cambridge Companion to the Harpsichord, edited by Mark Kroll (Cambridge – New York, Cambridge University Press, 2019), pp. 165-184.
João Pedro d’Alvarenga, “Allo stile dei musici di questa nazione: Balancing the Old and New in Portuguese Church Music from the 1720s and 1730s”, Basler Jahrbuch für Historische Musikpraxis, 38 (2014; published in 2018), pp. 33-53.
João Pedro d’Alvarenga, “The Office of the Dead in Portuguese Medieval Uses”, Revista Portuguesa de Musicologia, nova série, 4/1 (2017), pp. 167-204, <http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/317/506>.
João Pedro d’Alvarenga, “Patterns for Sixteenth- to Early-Seventeenth-Century Portuguese Polyphonic Settings of the Requiem Mass”, in Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, ed. Manuel Pedro Ferreira and Teresa Cascudo (Lisboa, CESEM – Colibri, 2017), pp. 53-76.
[:en]
João Pedro d’Alvarenga, “Juan de Anchieta and the Iberian Motet around 1500”, Acta Musicologica, 91/1 (2019), pp. 21-47 João Pedro d’Alvarenga, “Portugal”, in The Cambridge Companion to the Harpsichord, edited by Mark Kroll (Cambridge – New York, Cambridge University Press, 2019), pp. 165-184 João Pedro d’Alvarenga, “Allo stile dei musici di questa nazione: Balancing the Old and New in Portuguese Church Music from the 1720s and 1730s”, Basler Jahrbuch für Historische Musikpraxis, 38 (2014; published in 2018), pp. 33-53. João Pedro d’Alvarenga, “The Office of the Dead in Portuguese Medieval Uses”, Revista Portuguesa de Musicologia, nova série, 4/1 (2017), pp. 167-204, <http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/317/506>. João Pedro d’Alvarenga, “Patterns for Sixteenth- to Early-Seventeenth-Century Portuguese Polyphonic Settings of the Requiem Mass”, in Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, ed. Manuel Pedro Ferreira and Teresa Cascudo (Lisboa, CESEM – Colibri, 2017), pp. 53-76.
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Estudos de Música Antiga (coordenador)
Paleografia e Edição Musical (coordenador)