(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

João Pedro d’Alvarenga

MEMBRO INTEGRADO

João Pedro d’Alvarenga

Foto
Posição CESEM: Membro integrado/a
Investigador Principal
jp.alvarenga@fcsh.unl.pt
Nota Biográfica:

Situação Actual

Coordenador do Grupo de Investigação “Estudos de Música Antiga” do CESEM, desde Março de 2014; Coordenador da Linha Temática “Arquivos, da preservação preventiva à digitalização”, IN2PAST-Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, desde Fevereiro de 2021.

Situação Anterior

Secretário Executivo da Direcção do CESEM, Janeiro, 2015-Março, 2023; Investigador Principal (CEECIND/00195/2017), Março, 2019-Junho, 2022; Investigador Convidado, CESEM, Dezembro 2018-Abril 2019; Investigador FCT (Investigador Principal, IF/00052/2012), Setembro, 2013-Setembro, 2018 ; Co-Editor Geral da Revista Portuguesa de Musicologia, 2012-15, e Editor, 1996-98; Bolseiro de Pós-doutoramento (SFRH/BPD/65876/2009), CESEM, 1 de Fevereiro, 2010-1 de Setembro, 2013; Professor Auxiliar, Universidade de Évora, Escola de Artes, Departamento de Música, 17 de Março, 2006-4 de Junho, 2011; Coordenador da Unidade de Investigação em Música e Musicologia, Universidade de Évora, Fevereiro de 2007-Janeiro de 2009; Membro integrado do Centro de História da Arte da Universidade de Évora, Julho de 2000-Fevereiro de 2007; Professor visitante, Instituto Politécnico do Porto, ESMAE, Departamento de Música Antiga, Outubro, 2005-Junho, 2006; Assistente Convidado, Universidade de Évora, Departamento de Música, 17 de Novembro, 1997-16 de Março, 2006; Comissário para a instalação do Museu Nacional da Música, Sociedade Lisboa ’94, 1993-94; Responsável pela Área de Música da Biblioteca Nacional de Portugal, 13 de Março, 1991-16 de Novembro, 1997.

Publicações:

[:pt]

Alvarenga, João Pedro d’. “Two Early Thirteenth-Century Fragments from Coimbra and Braga”. Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 8/1 (2022): 43-76. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/419

Alvarenga, João Pedro d’. “Motet Selections in Early to Mid Sixteenth-Century Spanish and Portuguese Manuscripts”. In The Anatomy of Iberian Polyphony around 1500, edited by Rodríguez-García, Esperanza; Alvarenga, João Pedro d’, 229-267. Kassel: Edition Reichenberger, 2021

Alvarenga, João Pedro d’. “Portugal”. In The Cambridge Companion to the Harpsichord, edited by Mark Kroll, 165-184. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 2019. doi:10.1017/9781316659359.010

Alvarenga, João Pedro d’. “Juan de Anchieta and the Iberian Motet around 1500”. Acta Musicologica 91/1 (2019): 21-47

Alvarenga, João Pedro d’. “Textual and Chant Traditions of the Kyries tenebrarum in Portugal, and Polyphony around 1500”. Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 6/1 (2019): 91-112. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/363/641

Alvarenga, João Pedro d’. “On the Transmission of Iberian Polyphonic Music in the Early Decades of the Sixteenth Century: Some Philological Issues Revisited”. Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 6/1 (2019): 5-28. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/362/627

[:en]

Alvarenga, João Pedro d’. “Two Early Thirteenth-Century Fragments from Coimbra and Braga”. Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 8/1 (2022): 43-76. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/419

Alvarenga, João Pedro d’. “Motet Selections in Early to Mid Sixteenth-Century Spanish and Portuguese Manuscripts”. In The Anatomy of Iberian Polyphony around 1500, edited by Rodríguez-García, Esperanza; Alvarenga, João Pedro d’, 229-267. Kassel: Edition Reichenberger, 2021

Alvarenga, João Pedro d’. “Portugal”. In The Cambridge Companion to the Harpsichord, edited by Mark Kroll, 165-184. Cambridge, New York: Cambridge University Press, 2019. doi:10.1017/9781316659359.010

Alvarenga, João Pedro d’. “Juan de Anchieta and the Iberian Motet around 1500”. Acta Musicologica 91/1 (2019): 21-47

Alvarenga, João Pedro d’. “Textual and Chant Traditions of the Kyries tenebrarum in Portugal, and Polyphony around 1500”. Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 6/1 (2019): 91-112. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/363/641

Alvarenga, João Pedro d’. “On the Transmission of Iberian Polyphonic Music in the Early Decades of the Sixteenth Century: Some Philological Issues Revisited”. Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology 6/1 (2019): 5-28. http://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/362/627

[:]

Grupo de Investigação:

Estudos de Música Antiga (coordenador)