José Grossinho

José Manuel Fernandes Grossinho

Nota Biográfica

Nasceu em Lisboa em 1979.

Músico multi-instrumentista, compositor e produtor musical, trabalha entre a música contemporânea, tradicional e world music.

Co-fundou e dirige o Electroville Jukebox, projeto dedicado à música contemporânea, experimental e improvisada, e o Bissau-Lisboa, dedicado aos cruzamentos de sonoridades da África Ocidental e Portugal.

Compõe regularmente música para espectáculos de teatro e dança onde se destacam as colaborações com Fernando Mota, Ana Sofia Paiva, Filipa Francisco, Marta Cerqueira, entre outros.

Como produtor musical colaborou com diversos músicos como Ana Telles, Suzanna Lidegran, Americ’Antiga Coro & Orquestra, Braima Galissá, Gueladjo Sané, Ruben Jacinto, Marco Brescia, Rosana Orsini, Rui Baeta, Rui Pinheiro, entre outros. Realizou vários trabalhos no domínio da música e ópera contemporânea, onde se destacam diversas óperas de Luis Soldado, uma colectânea de bandas sonoras de Simão Costa, o album “9 Motions for a Still Frame” de Luis André Ferreira e “Electroville” do Electroville Jukebox. No campo da música para a infância gravou o DVD documental “10 anos do Coro Infantil da Universidade de Lisboa”, e “Contos Contados Com Som – Vol.II” editado pela Miso Records. Foi co-produtor do projecto “Nha Mininu” que culminou com a edição de um CD de música tradicional infantil da Guiné-Bissau, baseado em gravações recolhidas no terreno em Maio e Junho de 2017.

Fez a Licenciatura em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa em 2006 e o Mestrado em Acoustics and Music Technology pela University of Edinburgh em 2007, tendo estudado também Guitarra Clássica, Guitarra Eléctrica, Guitarra Portuguesa, Bandolim, Bateria, Direcção Coral e de Orquestra.