Júlia Suzanne Pereira da Cunha Durand

Júlia Suzanne Pereira da Cunha Durand

Nota Biográfica:

[:pt]

Júlia Durand é membro do Núcleo de Estudos em Género e Música (NEGEM), Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música (SociMus), e Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura (CysMus), do CESEM. Actualmente é bolseira de doutoramento FCT. Concluiu a licenciatura e mestrado em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, encontrando-se de momento a realizar o doutoramento em Ciências Musicais – Musicologia Histórica. Frequentou o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, tendo lá completado o 8º grau de piano e o curso de composição. Os seus interesses focam-se sobretudo no uso da música em meios audiovisuais, centrando-se actualmente na produção de library music e a sua comercialização em sites. Desde 2015, iniciou uma actividade de escrita de guiões para espectáculos musico-teatrais e música electrónica.

[:en]

Júlia Durand (n. 1994, Braga) é membro do Núcleo de Estudos em Género e Música (NEGEM), Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música (SociMus), e Grupo de Estudos Avançados em Música e Cibercultura (CysMus), do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). Actualmente é bolseira no CESEM (Bolsa de Investigação SociMus). Concluiu a licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, encontrando-se de momento a realizar o mestrado em Ciências Musicais – Musicologia Histórica. Frequentou o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, tendo lá completado o 8º grau de piano e o curso de composição. Os seus interesses focam-se sobretudo no uso da música em meios audiovisuais, centrando-se actualmente na produção de library music e a sua comercialização em sites. Desde 2015, iniciou uma actividade de escrita de guiões para espectáculos musico-teatrais e música electrónica.

[:]

Publicações e outros outputs:

[:pt]Durand, Júlia. 2019. “Perversom? Música e sexualidades na pornografia audiovisual”, in Musical Trouble: After Butler, eds. Paula Gomes Ribeiro, Joana Freitas, Júlia Durand e Filipe Gaspar, Famalicão: Edições Humus. (no prelo) Durand, Júlia. 2019. “Minimal produtivo: a categoria ‘empresarial’ nos sites de library music”, in Log In, Live On: Música e Cibercultura na era da Internet of Things, eds. Paula Gomes Ribeiro, Joana Freitas, Júlia Durand e André Malhado, Famalicão: Edições Humus. Durand, Júlia. “Library music(king): A library music como processo social e acção colectiva”. Revista Portuguesa de Musicologia 5 (1): 117 – 132.[:]