Mafalda Sofia Amorim da Silva Ferreira Nejmeddine
Doutoramento
Membro integrado
UÉvora
Mafalda Nejmeddine é cravista, Doutorada pela Universidade de Évora em Música e Musicologia na especialidade de Interpretação, especialista em música antiga portuguesa, nomeadamente a sonata portuguesa para tecla. Diplomada com o Curso Complementar de Piano (Academia de Música S. Pio X, Vila do Conde), a Licenciatura em Música – Cravo (Escola Superior de Música de Lisboa), o 1º Prémio de Cravo (Conservatório Superior de Paris-CNR) e o Mestrado em Estudos da Criança – Educação Musical (Universidade do Minho). Desenvolveu uma série de trabalhos que envolveram a investigação, a interpretação e a divulgação do repertório português para tecla do século XVIII. Editou a partitura do “Miserere de Villa de Conde” de António da Silva Leite, apresentou a estreia moderna desta obra e publicou sobre os órgãos do Mosteiro de Santa Clara de Vila do Conde. Publicou artigos sobre a música para tecla de compositores portugueses dos séculos XVIII e XIX, entre os quais João José Baldi, Francisco Xavier Baptista e Pedro António Avondano. Realizou diversos recitais e conferências-concerto com obras inéditas do repertório português para tecla deste período. Gravou dois CD’s em instrumentos de tecla históricos com a estreia discográfica da coleção “Sei sonate per cembalo” de Alberto José Gomes da Silva (cravo José Calisto de 1780, National Music Museum, Vermillion, EUA, 2018) e “Sonatas portuguesas dos séculos XVIII-XIX” (pianoforte Muzio Clementi & Co. de c. 1810, Palácio Nacional de Queluz, 2023), cujas partitura havia editado. Foi consultora científica e participou nos documentários “Reencontro” e “Sonoridades portuguesas do passado” de Fouad Nejmeddine realizado sobre os seus dois CD’s. É autora da série documental “Mestres e Sons Lusitanos”, sobre seis compositores portugueses dos séculos XVIII e XIX, e do projeto “Avondano XXI”, ambos financiados pela Direção-Geral das Artes (Portugal). Atualmente, prepara a edição crítica das sonatas para tecla de Pedro António Avondano e desenvolve o projeto de investigação “Portuguese Music Identity: Patterns of the Keyboard Repertoire (1750-1834)”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal).