(+351) 217908388, Ext.: 40337/38
cesem@fcsh.unl.pt

María Ruiz Luque

VISITANTE

María Ruiz Luque

Foto
Doutoranda
maria.ruizluque@estudiante.uam.es
Nota Biográfica:
Estudei Antropologia social e cultural na Universidad Complutense de Madrid e fiz mestrado em Estudos Avançados em Filosofia na mesma universidade. Atualmente estou desenvolvendo meu projeto de pesquisa de doutorado na Universidad Autónoma de Madrid enquanto estudo canto e linguagem musical. Os meus interesses centram-se na filosofia social e política e na estética.
Pós-Doutoramento/Doutoramento/Mestrado
Título Doutoramento: Sobre la relación sujeto/objeto en la sociedad contemporánea a través del pensamiento de Th. W. Adorno. Una aproximación desde su teoría estética.
Orientação:
José Antonio Zamora Zaragoza
Referência da Bolsa: Bolsa Santander-UAM Movilidad de jóvenes investigadores
Resumo:
Meu trabalho se concentra em alguns aspectos do pensamento de Theodor W. Adorno sobre as mutações da experiência social e subjetiva contemporânea no contexto da crise do capitalismo avançado e sua transcrição em formas artísticas. Mais especificamente, estou traçando a relação entre os conteúdos da experiência social e o desenvolvimento de certas formas de expressão e exibição, fundamentalmente literárias e musicais, ligadas às vanguardas históricas. O objetivo, em última análise, é refletir por meio dessas obras sobre um dos conflitos básicos da modernidade: a dominação do sujeito sobre o objeto que constitui o nervo central de problemas sociais e políticos de grande relevância na atualidade. Com base nas atualizações da teoria crítica de Adorno desenvolvidas pelo professor Robert Hullot-Kentor, pretendo sublinhar o problema da relação entre sujeito e objeto hoje como um conflito sócio-histórico de primeira ordem sobre o qual devemos focalizar nossa atenção. Para isso, a prática artística constitui um laboratório muito valioso que permite pensar e desenvolver formas alternativas de práxis pautadas pela primazia do objeto que permitiriam uma relação menos violenta, mais rica, polissêmica e crítica entre subjetividade e objetividade.
Grupo de Investigação:

Teoria Crítica e Comunicação

Linhas e Núcleos de Investigação:

SociMus

Música e Literatura

Estudos Luso-Brasileiros