Maria Teresa Projecto

Maria Teresa Neto Projecto

Nota Biográfica

Maria Teresa Projecto estudou Pintura em Lisboa (Mestrado, 2014). É doutoranda em Belas-Artes na Universidade de Lisboa, com uma dissertação sobre os conceitos de representação entre as belas-artes e as artes performativas, através dos conceitos de tempo e de sublime, sob orientação do Professor Tomás Maia, e co-orientação em Musicologia pelo Professor João Pedro Cachopo.
É investigadora no Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), onde é membro do Núcleo de Pintura, e no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), no Núcleo de Teoria Crítica e Comunicação. Participa regularmente em seminários e publicações a nível nacional e internacional.

A sua investigação abrange temas ligados à arte e teoria da arte, musicologia e filosofia, com especial enfoque em questões relacionadas com a representação artística, mimese, linguagem e relações entre arte e política, arte e filosofia, bem como as noções de pintura, imagem, visualidade e voz.

Como artista, participa regularmente em várias exposições, e é membro do colectivo de artistas ‘humor líquido’.

Como cantora, colaborou com diferentes ensembles, maestros (como Michel Corboz, Paul MacCreesh, Paulo Lourenço, Peter Phillips, ou Pedro Teixeira) e professores de técnica vocal (como Jill Feldman, Geert Berghs, Ana Paula Russo, João Lourenço), e interpretou um repertório extenso e variado, por vezes como solista, em salas de concerto como a Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém ou a Fundación Juan March. De momento, estuda canto com Ariana Russo.

Colaborou com o Espaço Llansol – Associação de Estudos Llansolianos, na edição do espólio da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Entre outros autores, traduziu para português Philippe Lacoue-Labarthe, Jean-Luc Nancy, Pascal Quignard e Georges Bataille.