Mariana Carvalho Calado

Mariana Carvalho Calado

Nota Biográfica:

Doutoranda em Ciências Musicais Históricas na FCSH/NOVA.  Em 2011, terminou o Mestrado em Musicologia na FCSH/NOVA com a apresentação da dissertação Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920’s e 1950. É coordenadora do NEMI – Núcleo de Estudos em Música na Imprensa e membro do SociMus – Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música e do NEGEM – Núcleo de Estudos em Género e Música, do CESEM. Colabora como redactora com a revista Glosas, editada pelo MPMP. É bolseira de Doutoramento da FCT (referência SFRH/BD/112598/2015).

Publicações e outros outputs:

«O jazz no Diário de Lisboa na década de 1920». Cuadernos de Etnomusicología. Nº10 (Otoño 2017). <http://www.sibetrans.com/etno/public/docs/15-mariana-calado-corregido.pdf>

«O discurso de Francine Benoît sobre o canto coral na revista ‘Os Nossos Filhos’». in Falar de Mulheres – dez anos depois, coordenação de Zíllia O. de Castro, Isabel de Jesus, Zita Mira e Paula G. Ribeiro, 171-184. V. N. Famalicão: Húmus, 2016.

«Discursos da imprensa na estreia portuguesa de repertório orquestral canónico na década de 1930». in Actas do III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, Sevilha/Espanha, 2016. March 10-11, editado por Marco Brescia e Rosana Marreco Brescia, 128-138. s.l.: Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2016.

«O concerto de ontem: as sonatas de Beethoven interpretadas por Viana da Mota nas críticas de Ruy Coelho (Diário de Notícias) e de Luís de Freitas Branco e Francine Benoît (Diário de Lisboa)». In Actas do I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos: Por uma musicologia criativa… Editado por Marco Brescia, 728-739. Lisboa: Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2012.