Matilde Chumbo Ezequiel

Matilde Chumbo Ezequiel

Grupo de Investigação
Nota Biográfica

Matilde Ezequiel é natural de Alcobaça. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Alcobaça onde completou o curso básico do Ensino Artístico Especializado em Piano em 2018. Posteriormente, entre 2018 e 2021, continuou a sua formação na Escola Profissional de Música de Espinho na vertente de cordas e teclas. Durante esse período, participou em diversas masterclasses com os pianistas Nuno Caçote, Ana Teles, Fausto Neves e Pedro Burmester.

Atualmente frequenta o 3º ano da licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com área secundária em História da Arte.

Em 2023 participou no Cistermúsica Sacra com o tema A música coral no Mosteiro de Alcobaça com Pedro Teixeira e com Tiago Morin, e em 2024 com o tema Jesus meine Freude e Motetes Penitenciais com Jonathan Ayerst e com Margarida Silva Mendes.

Participou em diversas formações focadas no ensino de música para alunos com deficiências visuais e auditivas. Concluiu uma Ação de Formação em Musicografia Braille orientada pelo Comité Iberoamericano do Braille e participou em formações do Projeto MUSICAR. Desde 2023 integra o projeto Filarmónica Enarmonia, sob a orientação do Prof. Dr. Rui Magno Pinto, que promove a formação musical a crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão. Paralelamente, leciona desde 2021 aulas de órgão na Escola de Música Sacra das Paróquias de Turquel e Évora de Alcobaça.

Participou ainda no Comité organizacional da conferência: “Digital Technologies Applied to Music Research: Methodologies, Projects and Challenges.”(2024, FCSH-UNL).

Referência da Bolsa / Contracto
PTDC/ART-HIS/0739/2020