Rodrigo Teodoro de Paula
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Doutor em Musicologia Histórica com menção máxima, por unanimidade, pela Universidade Nova de Lisboa, Rodrigo Teodoro de Paula é também maestro licenciado em Direção de Orquestra pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), mestre em Estudo das Práticas Musicais – Música e Sociedade, pela mesma universidade e mestre em Interpretação da Música Antiga pela Escola Superior de Música da Catalunha/ Universidade Autónoma de Barcelona. No Brasil, à frente do grupo Capella Brasilica, gravou o CD Modinhas, aclamado pelas revistas Bravo, Concerto e Revista de História da Biblioteca Nacional (Brasil), além de realizar concertos divulgando o património musical luso-brasileiro dos séculos XVIII e XIX. Foi pianista do grupo Lyrical Jazz, com o qual gravou o disco homônimo, apresentado por Milton Nascimento. Realizou concertos com a consagrada cantora Elza Soares em um projeto social que reuniu músicos amadores e profissionais para celebrar os 90 anos do samba (2007) e os 50 anos da Bossa Nova (2008). Em 2012, fundou o ALEMMARES Ensemble, sediado em Lisboa, cidade onde se radicou, e junto ao qual se dedicou ao estudo musicológico e à interpretação historicamente fundamentada da música ibero-americana, participando de festivais renomados como o “Música em São Roque” (Lisboa), o Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina (Brasil) e o Festival de Arte Negra (Belo Horizonte – Brasil). Entre 2015 e 2020, prestou serviços ao Ministério da Cultura do Brasil como técnico parecerista, analisando projetos de alta complexidade na área da música (FUNARTE – Lei Rouanet). Foi diretor do Ciclo de Concertos do Museu Nacional da Música (2009-2010), instituição da qual é colaborador desde 2009, e produziu junto a outras entidades de prestígio diversos eventos como o Colóquio Internacional “Música & Museu (2019), a Mostra Identidades Brasileiras – Música Negra Urbana (2011), Mostra Itinerante de Cinema Indígena (2013) (Casa da América Latina); Concerto em comemoração aos 15 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP (2011); integrou a coordenação e organização do Colóquio Internacional “Culturas Indígenas no Século XXI (Casa da América Latina, Fundação EDP, Câmara Municipal de Lisboa, Embaixadas do Brasil, México e Equador – 2012); para além de eventos académicos como as três edições do Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos (Lisboa-2012, Porto-2014 e Sevilha-2016), o Encontro Internacional Paisagem Sonora Histórica (Évora, 2019 e 2021), O Congresso Internacional Paisagem Sonora (Braga, 2020 e 2021), entre outros. Foi também idealizador e curador das exposições “Música Transatlântica” (2018) e “Marfim & Música” (2019), ambas no Museu Nacional da Música, em Lisboa. Rodrigo Teodoro é membro da linha de investigação “Música no Período Moderno”, do Núcleo de História da Música Luso-brasileira – Caravelas, pela Universidade Nova de Lisboa e investigador do CESEM- pólo Universidade de Évora. Foi professor convidado nessa instituição e na Universidade do Minho (Braga – Portugal) — onde colabora com o Departamento de Música e integra a equipa do projeto “Espólio Eurico Thomaz de Lima (1908-1989) – Catalogação e Estudo” (CEHUM-UM). No âmbito das Paisagens Sonoras Históricas, integrou como investigador doutorado o projeto Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora – PASEV (CESEM-CIDEHUS/Universidade de Évora) e tem publicado diversos artigos, realizado conferências nacionais e internacionais sobre essa temática e dedicado à investigação sobre a história do património e da prática sineira luso-brasileira. Sobre esse último tema, tem realizado diversas ações visando a preservação e salvaguarda desse património, como os “Repiques Festivos para a Noite Europeia dos Investigadores” (Évora, 2020), o webinário “O Património Sineiro Português” (2021) e o I Encontro Iberoamericano de Sineiros (Braga, 2021).