Rodrigo Teodoro
Doutor em Musicologia Histórica com menção máxima, por unanimidade, pela Universidade Nova de Lisboa, Rodrigo Teodoro de Paula é também maestro licenciado em Direção de Orquestra pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), mestre em Estudo das Práticas Musicais – Música e Sociedade, pela mesma universidade e mestre em Interpretação da Música Antiga pela Escola Superior de Música da Catalunha/ Universidade Autónoma de Barcelona. No Brasil, à frente do grupo Capella Brasilica, gravou o CD Modinhas, aclamado pelas revistas Bravo, Concerto e Revista de História da Biblioteca Nacional (Brasil), além de realizar concertos divulgando o património musical luso-brasileiro dos séculos XVIII e XIX. Foi pianista do grupo Lyrical Jazz, com o qual gravou o disco homônimo, apresentado por Milton Nascimento. Realizou concertos com a consagrada cantora Elza Soares em um projeto social que reuniu músicos amadores e profissionais para celebrar os 90 anos do samba (2007) e os 50 anos da Bossa Nova (2008). Em 2012, fundou o ALEMMARES Ensemble, sediado em Lisboa, cidade onde se radicou, e junto ao qual se dedicou ao estudo musicológico e à interpretação historicamente fundamentada da música ibero-americana, participando de festivais renomados como o “Música em São Roque” (Lisboa), o Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina (Brasil) e o Festival de Arte Negra (Belo Horizonte – Brasil). Entre 2015 e 2020, prestou serviços ao Ministério da Cultura do Brasil como técnico parecerista, analisando projetos de alta complexidade na área da música (FUNARTE – Lei Rouanet). Foi diretor do Ciclo de Concertos do Museu Nacional da Música (2009-2010), instituição da qual é colaborador desde 2009, e produziu junto a outras entidades de prestígio diversos eventos como o Colóquio Internacional “Música & Museu (2019), a Mostra Identidades Brasileiras – Música Negra Urbana (2011), Mostra Itinerante de Cinema Indígena (2013) (Casa da América Latina); Concerto em comemoração aos 15 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP (2011); integrou a coordenação e organização do Colóquio Internacional “Culturas Indígenas no Século XXI (Casa da América Latina, Fundação EDP, Câmara Municipal de Lisboa, Embaixadas do Brasil, México e Equador – 2012); para além de eventos académicos como as três edições do Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos (Lisboa-2012, Porto-2014 e Sevilha-2016), o Encontro Internacional Paisagem Sonora Histórica (Évora, 2019 e 2021), O Congresso Internacional Paisagem Sonora (Braga, 2020 e 2021), entre outros. Foi também idealizador e curador das exposições “Música Transatlântica” (2018) e “Marfim & Música” (2019), ambas no Museu Nacional da Música, em Lisboa. Rodrigo Teodoro é membro da linha de investigação “Música no Período Moderno”, do Núcleo de História da Música Luso-brasileira – Caravelas, pela Universidade Nova de Lisboa e investigador do CESEM- pólo Universidade de Évora. Foi professor convidado nessa instituição e na Universidade do Minho (Braga – Portugal) — onde colabora com o Departamento de Música e integra a equipa do projeto “Espólio Eurico Thomaz de Lima (1908-1989) – Catalogação e Estudo” (CEHUM-UM). No âmbito das Paisagens Sonoras Históricas, integrou como investigador doutorado o projeto Patrimonialização da Paisagem Sonora de Évora – PASEV (CESEM-CIDEHUS/Universidade de Évora) e tem publicado diversos artigos, realizado conferências nacionais e internacionais sobre essa temática e dedicado à investigação sobre a história do património e da prática sineira luso-brasileira. Sobre esse último tema, tem realizado diversas ações visando a preservação e salvaguarda desse património, como os “Repiques Festivos para a Noite Europeia dos Investigadores” (Évora, 2020), o webinário “O Património Sineiro Português” (2021) e o I Encontro Iberoamericano de Sineiros (Braga, 2021).
Rodrigo Teodoro DE PAULA (ed. with Vanda de Sá, Antónia Fialho Conde, António Camões Gouveia), Sonoridades Eborenses, (Lisboa, CESEM-CHAM – Edições Húmus, 2021), ISBN: 978-989-755-000-0.
Rodrigo Teodoro DE PAULA (ed. with Antónia Fialho Conde and Vanda de Sá), Paisagem Sonora Histórica: anatomia dos sons nas cidades, (Évora, Publicações do CIDEHUS, 2021), Disponível em http://books.openedition.org/cidehus/16834, ISBN: 9791036584572, DOI: https://doi.org/10.4000/books.cidehus.16834.
Rodrigo Teodoro DE PAULA (ed. with Elisa Lessa and Pedro Moreira), Ouvir e escrever as Paisagens Sonoras: abordagens teóricas e (multi)disciplinares, (Braga: Centro de Estudos Humanísticos / Universidade do Minho, 2020), 499 pp. ISBN 978-972-8063-68-9. http://cehum.ilch.uminho.pt/media/31
Rodrigo Teodoro DE PAULA, Representações profanas de imensuráveis perigos: restrições eclesiásticas luso-brasileiras à prática teatral, in A Casa de Ópera de Vila Rica (1770-2020), ed. Rosana Marreco Brescia (Belo Horizonte, Editora Idea, 2020), pp. 15 a 34. ISBN 978-65-00-01826-4.
Rodrigo Teodoro DE PAULA, Nos pregões da fama: «ouvir» os bandos a partir dos relatos históricos luso brasileiros (sécs. XVIII e XIX), in Ouvir e escrever as Paisagens Sonoras: abordagens teóricas e (multi)disciplinares, ed. Elisa Lessa; Pedro Moreira, Rodrigo Teodoro de Paula, (Braga: Centro de Estudos Humanísticos / Universidade do Minho, 2020), pp.87-104. ISBN 978-972-8063-68-9.
Rodrigo Teodoro DE PAULA, O Som solene da morte: A sonoridade bélica dos funerais reais portugueses (1750-1816), in Paisagens sonoras urbanas: História, Memória e Património [en ligne], ed. Vanda de Sá ; Antónia Fialho Conde (Évora, Publicações do Cidehus, 2019), pp.331-351. Disponível em: <http://books.openedition.org/cidehus/7521>. ISBN : 9791036521669. DOI : 10.4000/books.cidehus.7521.
Rodrigo Teodoro DE PAULA, “Poder e liturgia fúnebre a partir da Torre Sineira da Santa Igreja Patriarcal (1730-1769)”, in Revista Portuguesa de Musicologia (dossiê Música e poder real em Portugal no século XVIII), Vol. 5, nº 1 (Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2018), pp. 93-116. Disponível em: https://rpm-ns.pt/index.php/rpm/article/view/33
Rodrigo Teodoro DE PAULA, Los sonidos de la muerte: el ritual sonoro en las exequias de Maria I (1816 -1822)”, in Musicas Coloniales a debate: Procesos de Intercambio euroamericanos, ed. Javier Marin (Madrid, Instituto Complutense de Ciencias Musicales – ICCMU, 2019), pp. 485 a 497. ISBN 978-84-89457-55-3
Rodrigo Teodoro DE PAULA, Altissonancia Sacra Restaurada – Un tratado sobre la práctica campanera del Siglo XVIII en Portugal. in Musicologia Global, Musicologia Local, Javier Marín López, Germán Gan Quesada, Elena Torres Clemente y Pilar Ramos López. Sociedad Española de Musicologia – SEDEM, Madrid, Espanha, 2013, pp. 2395 a 2406. ISBN:978-84-86878-31-3.
Rodrigo Teodoro DE PAULA, A memória Sonora, in Maria Efigênia Lage de Resende, Luiz Carlos Villalta. (coord.) História de Minas Gerais – A Minas Setecentistas, 1º ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2007, vol. 2, p. 451-473. ISBN; 978-85-7526-241-2.