Rui Araújo
Membros Integrados
Licenciou-se em Musicologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2005, foi assistente de investigação no projecto do CESEM sobre as Cantigas de Santa Maria (POCTI/EAT/38623/2001) e foi Investigador associado ao Projecto “Intercâmbios Musicais 1100-1650: A circulação de música antiga na Europa e Além-mar em Fontes Ibéricas e Conexas”, PTDC/EAT-MMU/105624/2008. A sua tese de doutoramento incide sobre o estudo de continuidades musicais entre as Cantigas de Santa Maria e o repertório musical renascentista ibérico, principalmente os villancicos do Cancionero Musical de Palacio (MS-II-1335). Também tem estado a desenvolver e implementar várias bases de dados associadas a vários projectos no CESEM como parte da sua função de Técnico de Investigação. Também estudou no Porto como intérprete na ESMAE-IPP no Departamento de Música Antiga, na variante de instrumentos de corda dedilhada (Alaúde, Viola de mão e Teorba) e tem participado em vários ensembles de música antiga como o Américantiga e o Tagus Ensemble, interpretando música medieval, renascentista e barroca.
«Trouvère Elements in the Cantigas de Santa Maria», Musical Exchanges, 1100-1650: Iberian Connections, Reichenberger, Kassel, 2016, pp. 69-86.
«O laudário de Cortona (Cortona 91)», Itinerarium – Revista Quadrimestral de Cultura, Editorial Franciscana, vol. LX nº 209 (Maio – Agosto 2014), pp. 451-56.
Tomás Pereira (1646-1708): um jesuíta na China de Kangxi (ed.: Luís Filipe Barreto), s.v.: “Notices biographiques et analytiques sur les musiciens célèbres nés au Portugal, Jules Vasseur”, Centro Científico e Cultural de Macau-FCT, Lisboa, 2009, pp. 116-17. [Entrada de catálogo].
«A problemática das fontes da lírica musical medieval galego-portuguesa» in I Congreso Galego Mocidade Investigadora, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 2007, pp. 265-70.