Doutoramento
Colaborador/a
UÉvora
Taíssa Marchese (artisticamente conhecida como Taíssa Poliakova Cunha), pianista portuguesa-russa, defendeu recentemente o Doutoramento em Música e Musicologia pela Universidade de Évora – onde leciona Piano e Música de Câmara –, sendo aprovada com distinção e louvor. Anteriormente, concluiu também o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, tendo recebido o prémio de melhor aluna do curso de 2017.
Como solista e músico de câmara, Taíssa recebeu vários prémios, atuou em festivais nacionais e internacionais de prestígio – tais como o Festival Criasons III (Lisboa, 2021), o 39º Festival de Música de Londrina (Brasil, 2019) e o Festival de Música “Dinastia” (Kiev, Ucrânia, 2014) –, e apresentou-se como solista com algumas das orquestras mais prestigiadas de Portugal, Brasil e Ucrânia – incluindo a Orquestra do Norte, a Orquestra Sinfónica da Universidade Estadual de Londrina e a Orquestra Sinfónica de Kiev. Mantém uma carreira concertística ativa, realizando recitais a solo e atuando em eventos de música de câmara, ópera e teatro. O seu repertório abrange uma vasta gama de estilos, com especial enfoque na música romântica, do século XX, contemporânea e portuguesa.
Tem participado em conferências nacionais e internacionais, tais como a 11ª Conferência Internacional sobre Música Sacra Ortodoxa na Finlândia, ou a NOVA Contemporary Music Meeting em Lisboa.
Para além da sua atividade concertística, Taíssa desenvolve uma importante carreira pedagógica, com experiência como professora e pianista acompanhadora em várias instituições portuguesas e no Brasil. A sua discografia inclui projetos dedicados à música portuguesa, nomeadamente “Portuguese Tributes to Beethoven” (2022) e “Trio de Damas” (2024) – este último foi nomeado para a categoria de Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita nos Prémios Play de 2024.